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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Teatro na Escola |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Experimentar técnicas básicas da preparação do ator e da improvisação na criação de personagens dramáticas para se pensar o teatro e sua relações interdisciplinares.
Identificar as diferentes relações estabelecidas entre teatro, cultura e escola.
Ementa
Reflexão sobre o fazer pedagógico e estético. O estudo dos parâmetros curriculares e outros documentos oficiais sobre o ensino e a aprendizagem do teatro. Técnicas básicas da preparação do ator e da improvisação na criação de personagens dramáticas.
PROGRAMA
Unidade I: Trabalho interdisciplinar.
1.1 Parâmetros curriculares: Arte, Temas transversais, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Ética.
1.2 Relações entre teatro e desenvolvimento do indivíduo.
Unidade II: O teatro e o ator e seu instrumento.
2.1 Jogos teatrais, jogos dramáticos, jogo cênico, ação dramática, ação interior, ação física, fé cênica e improvisação.
Unidade III: Encenação teatral
3.1 Montagem teatral
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BARBOSA, A. M. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005
PERISSÉ, G. Estética & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
REVERBEL, O. Um caminho do teatro na escola. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2007.
CUNHA, S.R.V. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. 7. ed. Porto Alegre: 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2008.
FUSARI, M. F. R. Arte na educação escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.
SANTOS, V. L. B. Brincadeiras e conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
SELIGMANN-SILVA, M. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Ed. 34, 2005.
TIRAPELI, P. Arte brasileira. São Paulo: Ed. Nacional, 2006.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754845 |