UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Teatro na Escola

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

30

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Ementa

Reflexão sobre o fazer pedagógico e estético. O estudo dos parâmetros curriculares e outros documentos oficiais sobre o ensino e a aprendizagem do teatro.  Técnicas básicas da preparação do ator e da improvisação na criação de personagens dramáticas.

 

PROGRAMA

Unidade I: Trabalho interdisciplinar.

1.1 Parâmetros curriculares: Arte, Temas transversais, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Ética.

1.2 Relações entre teatro e desenvolvimento do indivíduo.

Unidade II: O teatro e o ator e seu instrumento.

2.1 Jogos teatrais, jogos dramáticos, jogo cênico, ação dramática, ação interior, ação física, fé cênica e improvisação.

Unidade III: Encenação teatral

3.1 Montagem teatral

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BARBOSA, A. M. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005

PERISSÉ, G. Estética & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

REVERBEL, O. Um caminho do teatro na escola. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2007.

CUNHA, S.R.V. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. 7. ed. Porto Alegre: 2009. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2008.

FUSARI, M. F. R. Arte na educação escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.

SANTOS, V. L. B. Brincadeiras e conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004. 

SELIGMANN-SILVA, M. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Ed. 34, 2005.

TIRAPELI, P. Arte brasileira. São Paulo: Ed. Nacional, 2006.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754845