UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Infantil e a Pedagogia da Infância

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Ementa

Concepções pedagógicas da Educação Infantil.  Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil.  Processo metodológico da organização curricular da Educação Infantil (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil). Processo de adaptação das crianças nas instituições de Educação Infantil. Rotina na Educação Infantil. Diversas linguagens das crianças de até 05 anos. Organização dos espaços na Educação Infantil. Planejamento para Educação Infantil. Avaliação na Educação Infantil.

 

PROGRAMA

Unidade I: Concepções pedagógicas da Educação Infantil 

Unidade II: Processo metodológico da organização curricular da Educação Infantil

2.1 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

2.2 Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil

Unidade III: Processo de adaptação das crianças nas instituições de Educação Infantil

Unidade IV: Rotina na Educação Infantil

Unidade V: As diversas linguagens das crianças

Unidade VI: Organização dos espaços na Educação Infantil

6.1 Nessa unidade aprofundaremos os estudos nas questões pesquisadas durante o PROINTER III (Educação Infantil).

Unidade VII: Planejamento para Educação Infantil

Unidade VIII: Avaliação na Educação Infantil

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANGOTTI, M. O trabalho docente na pré-escola. São Paulo: Pioneira, 1994.

KRAMER, S.; LEITE, M. I. Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 2007.

OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABRAMOWICZ, A. Educação infantil: creches: atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1999.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Consulta sobre qualidade da educação infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito. São Paulo: Cortez, 2006.

MACHADO, M. L. A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2005.

MOYLES, J. R. A excelência do brincar: a importância da brincadeira na transição entre educação infantil e anos iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006.

NISTA-PICOLLO, V. L. Corpo em movimento na educação infantil. São Paulo: Telos, 2012.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0753998 e o código CRC 13EE806C.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0753998