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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Avaliação Educacional |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Compreender o significado e o processo de avaliação no contexto da sala de aula, da escola e do sistema.
Analisar a trajetória da avaliação e sua função social;
Caracterizar as funções, critérios e categorias da Avaliação Educacional;
Analisar o papel da avaliação na atual legislação brasileira.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo: Práxis transformadora e Eixo da Práxis.
Ementa
Avaliação educacional e prática avaliativa no contexto do sistema e da educação escolar A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos e de Planos. Avaliação Institucional. Avaliação em larga escala.
PROGRAMA
Unidade I: Avaliação e Ideologia
1.1 A evolução do conceito de avaliação
1.2 O conceito de avaliação segundo as diferentes concepções
1.3 A função social da avaliação: processos de inclusão/exclusão
1.4 A avaliação na atualidade
Unidade II: Avaliação da aprendizagem: concepções, funções e instrumentos
2.1 Funções da Avaliação: Diagnóstica; Formativa; Somativa
2.2 A avaliação e seus critérios: Processual; Global; Contextual
2.3 O binômio qualidade x quantidade/ processo x produto/avaliação formal/informal
2.4 Instrumentos de avaliação
Unidade III: Avaliação institucional: princípios e experiências
3.1 Avaliação e planejamento
3.2 Relação avaliação institucional/da aprendizagem/em larga escala
Unidade IV: Avaliação externa: políticas, possibilidades e impasses
4.1 Políticas públicas de avaliação
4.2 Modalidades de avaliação em larga escala nacional e internacional
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREITAS, L. C. G. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 27. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BONDIOLI, A. O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREITAS, L. C. G. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 40. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2008.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754447 |