UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Avaliação Educacional

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Ementa

Avaliação educacional e prática avaliativa no contexto do sistema e da educação escolar A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos e de Planos. Avaliação Institucional. Avaliação em larga escala.

 

PROGRAMA

Unidade I: Avaliação e Ideologia

1.1 A evolução do conceito de avaliação

1.2 O conceito de avaliação segundo as diferentes concepções

1.3 A função social da avaliação: processos de inclusão/exclusão

1.4 A avaliação na atualidade

Unidade II: Avaliação da aprendizagem: concepções, funções e instrumentos

2.1 Funções da Avaliação: Diagnóstica; Formativa; Somativa

2.2 A avaliação e seus critérios: Processual; Global; Contextual

2.3 O binômio qualidade x quantidade/ processo x produto/avaliação formal/informal

2.4 Instrumentos de avaliação

Unidade III: Avaliação institucional: princípios e experiências

3.1 Avaliação e planejamento

3.2 Relação avaliação institucional/da aprendizagem/em larga escala

Unidade IV: Avaliação externa: políticas, possibilidades e impasses

4.1 Políticas públicas de avaliação

4.2 Modalidades de avaliação em larga escala nacional e internacional

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREITAS, L. C. G. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. 

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 27. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BONDIOLI, A. O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004. 

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREITAS, L. C. G. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. 

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 40. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2008.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754447