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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Aprendizagem e Educação Inclusiva |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Compreender os fundamentos históricos, sociológicos e antropológicos da inclusão, refletindo sobre o papel social, os princípios e os objetivos da Educação Inclusiva.
Objetivos específicos:
Estudar a história da educação especial a partir de sua institucionalização em alguns países da África, na Europa e no Brasil.
Analisar a legislação, em vigor, relacionada aos direitos humanos, educação especial e inclusiva.
Refletir sobre propostas curriculares e alternativas de ação pedagógica específicas para a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, especialmente aqueles/as com deficiência.
Compreender o sujeito como possuidor de múltiplos interesses, culturas, saberes e dimensões, considerando-se o conteúdo da temática do Ciclo II: Diálogos interculturais e o Prointer VI: arte, cultura e educação.
Ementa
Fundamentos da educação inclusiva. A Educação Inclusiva no contexto histórico, socioeconômico e político brasileiro e mundial. Abrangência e pressupostos legais da educação inclusiva. Caracterização da pessoa com necessidades educacionais especiais.
PROGRAMA
Unidade I: História da educação especial na África, Europa e Brasil
1.1 A institucionalização da educação especial em países africanos: Angola e Moçambique
1.2 A institucionalização da educação especial na Europa
1.3 A institucionalização da educação especial no Brasil
Unidade II: História e perspectivas da educação inclusiva
2.1 Do Paradigma integrativo ao paradigma inclusivo
2.2 As diversas concepções do termo Inclusão
2.3 A dialética Inclusão/Exclusão
2.4 A questão da Igualdade x Diferença
2.5 A cultura escolar na perspectiva inclusiva
2.6 Aspectos pedagógicos, curriculares e administrativos na/da inclusão escolar
Unidade III: A legislação e a educação inclusiva (Marcos internacionais e nacionais)
3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
3.2 Declaração de Jomtien (1990)
3.3 Declaração de Salamanca (1994)
3.4 Declaração de Guatemala (1999)
3.5 Declaração Internacional de Montreal (2004)
3.6 Convenção dos direitos das pessoas com deficiência (2006)
3.7 Constituição Federal brasileira (1988)
3.8 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394 (1996)
3.9 Lei Brasileira de Inclusão - Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015)
3.10 Leis Estaduais e Municipais
Unidade IV: A educação inclusiva e o atendimento educacional especializado
4.1 Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
4.1 Atendimento educacional especializado ao público alvo da educação especial
Unidade V: Necessidades educacionais especiais
5.1 Deficiência Auditiva e Surdez
5.2 Deficiência Visual
5.3 Deficiência Física
5.4 Deficiência Intelectual
5.4 Altas habilidades/superdotação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Universidade Federal do Ceará. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Brasília: Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, 2010.
BERTONI, S.; LIMA, S. R. (Org.). Diversidade e educação especial. Uberlândia: Hebron, 2012.
SANTOS, M. T. T. Bem-vindo à escola: a inclusão nas vozes do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SKLIAR, C.; CECCIM, R. B. Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABRAMOWICZ, A.; SILVÉRIO, V. R. (Org.). Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas, SP: Papirus, 2005.
DESLANDES, K; LOURENÇO, E. Por uma cultura dos direitos humanos na escola: princípios, meios e fins. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
MOURA, M. C. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
PRIOSTE, C.; RAIÇA, D.; MACHADO, M. L. G. Dez questões sobre a educação inclusiva da pessoa com deficiência mental. São Paulo: Avercamp, 2006.
SANTOS, M. P.; PAULINO, M. M. (Org.). Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2008.
SIDEKUM, Antônio (Org.). Alteridade e multiculturalismo. Ijuí: Ed. da INIJUÍ, 2003.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0753858 |