UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Projeto Interdisciplinar II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

45

 

OBJETIVOS

Ementa

Caracterização do texto acadêmico: aspectos formais, estilísticos, autorais. Abordagem do texto acadêmico: leitura e produção. Características formais/estruturais dos gêneros acadêmicos. Estratégias de revisão e reescrita do texto acadêmico. Uso de obras de referência no suporte à leitura e escrita. A disciplina deverá se organizar como oficinas de leitura e produção, constituindo-se como um laboratório de leitura e escrita.

PROGRAMA

Unidade I: Língua Portuguesa e a escrita acadêmica

1.1 O uso da norma padrão

1.2 Coesão e coerência

1.3 Tipos de discursos

Unidade II: O texto acadêmico: aspectos formais, estilísticos, autorais

2.1 Polifonia

2.2 Argumentatividade

2.3 Citação, paráfrase e plágio

Unidade III: Leitura do texto acadêmico

3.1 Análise textual

3.2 Análise temática

3.3 Análise interpretativa

3.4 Problematização

3.5 Síntese pessoal

Unidade IV: Escrita do texto acadêmico

4.1 Estrutura formal (gêneros acadêmicos)

4.2 Demonstração da ideia

4.3 Desenvolvimento do raciocínio

4.4 Processos lógico-argumentativos

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Lucerna, 2015.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MARTINS, D. S. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADORNO, T. W. Notas de literatura I. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2012.

FIORIN, J. L. Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006.

ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

MEDEIROS, J. B. Português instrumental. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

RIOLFI, C.; BARZOTTO, V. H. O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

 

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0732431 e o código CRC EE5D316D.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0732431