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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Projeto Interdisciplinar II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 |
CH TOTAL: 45 |
OBJETIVOS
Revisitar conceitos e conteúdos da Língua Portuguesa aplicados à leitura e a produção do texto acadêmico.
Conhecer as características próprias do texto acadêmico, bem como com as estratégias necessárias para sua leitura e interpretação.
Mobilizar essas mesmas características na produção de seus próprios textos, articulando as diversas vozes discursivas que o compõe.
Familiarizar-se com os gêneros textuais acadêmicos mais comuns na área da Educação.
Preparar o corpo discente para a divulgação da pesquisa por meio da escrita.
Experienciar a leitura e a produção do texto acadêmico, bem como o uso de estratégias de revisão e reescrita do próprio texto, por meio da produção de um diário reflexivo/ensaio livre durante o curso da disciplina.
Articular a disciplina com o ciclo de formação “Sujeitos fazedores de história”.
Ementa
Caracterização do texto acadêmico: aspectos formais, estilísticos, autorais. Abordagem do texto acadêmico: leitura e produção. Características formais/estruturais dos gêneros acadêmicos. Estratégias de revisão e reescrita do texto acadêmico. Uso de obras de referência no suporte à leitura e escrita. A disciplina deverá se organizar como oficinas de leitura e produção, constituindo-se como um laboratório de leitura e escrita.
PROGRAMA
Unidade I: Língua Portuguesa e a escrita acadêmica
1.1 O uso da norma padrão
1.2 Coesão e coerência
1.3 Tipos de discursos
Unidade II: O texto acadêmico: aspectos formais, estilísticos, autorais
2.1 Polifonia
2.2 Argumentatividade
2.3 Citação, paráfrase e plágio
Unidade III: Leitura do texto acadêmico
3.1 Análise textual
3.2 Análise temática
3.3 Análise interpretativa
3.4 Problematização
3.5 Síntese pessoal
Unidade IV: Escrita do texto acadêmico
4.1 Estrutura formal (gêneros acadêmicos)
4.2 Demonstração da ideia
4.3 Desenvolvimento do raciocínio
4.4 Processos lógico-argumentativos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Lucerna, 2015.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARTINS, D. S. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ADORNO, T. W. Notas de literatura I. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2012.
FIORIN, J. L. Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
MEDEIROS, J. B. Português instrumental. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
RIOLFI, C.; BARZOTTO, V. H. O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018
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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0732431 |