UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Pedagogia de Projetos na Educação Infantil

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

30

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Objetivos específicos:

Ementa

Pedagogia de Projetos: episteme, objetivos e estrutura. A proposta da pedagogia de projetos nas políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil.  Articulação do Projeto Político Pedagógico das instituições de Educação Infantil com a metodologia de projetos. Concepção, organização e pressupostos para o desenvolvimento de projetos pedagógicos na Educação Infantil. O papel dos profissionais da instituição escolar, das crianças e das famílias na pedagogia de projetos.

 

PROGRAMA

Unidade I: PEDAGOGIA DE PROJETOS

1.1 Episteme da pedagogia de projetos

1.2 Objetivos, organização de uma proposta de trabalho com a pedagogia de projetos

1.3 Elementos básicos de projetos pedagógicos na Educação Infantil

Unidade II:  POLÍTICAS PÚBLICAS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS

2.1 A Pedagogia de Projetos e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

2.2 O trabalho com a Pedagogia de Projetos na Educação Infantil segundo a Base Nacional Comum Curricular

2.3 A articulação entre a proposta de trabalho com projetos e os projetos políticos pedagógicos das instituições de Educação Infantil

Unidade III:  FUNÇÕES DOS SUJEITOS NA PEDAGOGIA DE PROJETOS

3.1 A função dos profissionais da instituição escolar na organização de uma proposta de trabalho com projetos pedagógicos nas instituições de Educação Infantil

3.2 As responsabilidades das crianças durante o desenvolvimento de um trabalho com projetos

3.3 A Participação das famílias na pedagogia de projetos

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MACHADO, M. L. A. (Org.). Encontros e desencontros da educação infantil. São Paulo: Cortez, 2011.

TONUCCI, F.  Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRÉ, M. (Org.). Pedagogia das Diferenças na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S.  Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1995.

KRAMER, S.; LEITE, M. I. (Org.). Infância: fios e desafios da pesquisa. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.

OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0754803 e o código CRC 4F0FC0D4.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754803