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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Pedagogia de Projetos na Educação Infantil |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Discutir os conceitos da Pedagogia de Projetos a partir de estudos teóricos sobre o tema e das políticas públicas que devem orientar o trabalho nessa etapa de ensino.
Objetivos específicos:
Analisar as bases teóricas das atuais propostas para o trabalho com a Pedagogia de Projetos na Educação Infantil.
Refletir sobre questões que permeiam o cotidiano na Educação Infantil e como um trabalho com a Pedagogia de Projetos pode contribuir para o desenvolvimento das crianças.
Ementa
Pedagogia de Projetos: episteme, objetivos e estrutura. A proposta da pedagogia de projetos nas políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil. Articulação do Projeto Político Pedagógico das instituições de Educação Infantil com a metodologia de projetos. Concepção, organização e pressupostos para o desenvolvimento de projetos pedagógicos na Educação Infantil. O papel dos profissionais da instituição escolar, das crianças e das famílias na pedagogia de projetos.
PROGRAMA
Unidade I: PEDAGOGIA DE PROJETOS
1.1 Episteme da pedagogia de projetos
1.2 Objetivos, organização de uma proposta de trabalho com a pedagogia de projetos
1.3 Elementos básicos de projetos pedagógicos na Educação Infantil
Unidade II: POLÍTICAS PÚBLICAS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
2.1 A Pedagogia de Projetos e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
2.2 O trabalho com a Pedagogia de Projetos na Educação Infantil segundo a Base Nacional Comum Curricular
2.3 A articulação entre a proposta de trabalho com projetos e os projetos políticos pedagógicos das instituições de Educação Infantil
Unidade III: FUNÇÕES DOS SUJEITOS NA PEDAGOGIA DE PROJETOS
3.1 A função dos profissionais da instituição escolar na organização de uma proposta de trabalho com projetos pedagógicos nas instituições de Educação Infantil
3.2 As responsabilidades das crianças durante o desenvolvimento de um trabalho com projetos
3.3 A Participação das famílias na pedagogia de projetos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MACHADO, M. L. A. (Org.). Encontros e desencontros da educação infantil. São Paulo: Cortez, 2011.
TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, M. (Org.). Pedagogia das Diferenças na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.
BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1995.
KRAMER, S.; LEITE, M. I. (Org.). Infância: fios e desafios da pesquisa. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.
OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754803 |