|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: Educação e Transformação Social |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
|
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Refletir histórico-criticamente sobre as principais concepções de educação e suas implicações com a transformação social.
Enfatizar essa reflexão dentro de um contexto da sociedade brasileira e suas múltiplas dimensões.
Situar historicamente a constituição da educação como política social e direito de cidadania.
Ementa
Análise dos conceitos de educação e transformação social. Indagação acerca das relações entre transformação social e educação. Limites da ação transformadora pela educação. Transformação política e instituições escolares. Educação e desenvolvimento econômico e social.
PROGRAMA
Unidade I: Educação e sociedade
1.1 Educação e mercadoria.
1.2 Trabalho e o processo de exploração.
1.3 Educação e a divisão do trabalho.
1.4 Educação e ideologia.
Unidade II: Conceitos de educação e transformação social.
2.1 Educação como política social e direito de cidadania.
2.2 Pedagogia Crítica.
2.3 Educação emancipatória.
2.4 Possibilidades e limites da educação na transformação social.
Unidade III: Educação no contexto social
3.1 Análise de conjuntura e indicadores sociais, econômicos e políticos.
3.2 Educação no contexto social contemporâneo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HARVEY, David. Para entender o capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
MÉSZÁROS, István. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. São Paulo: Boitempo, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANTUNES, Ricardo (Org.) A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
ANTUNES, Ricardo (Org.) Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GENTILI, Pablo A. A. Educar na esperança em tempos de desencanto. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
TORRES, Carlos Alberto. Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre, ARTMED, 2004.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0754722 e o código CRC 572C83F5. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754722 |