UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação e Transformação Social

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Ementa

Análise dos conceitos de educação e transformação social. Indagação acerca das relações entre transformação social e educação. Limites da ação transformadora pela educação. Transformação política e instituições escolares. Educação e desenvolvimento econômico e social.

 

PROGRAMA

Unidade I: Educação e sociedade

1.1 Educação e mercadoria.

1.2 Trabalho e o processo de exploração.

1.3 Educação e a divisão do trabalho.  

1.4 Educação e ideologia.

Unidade II: Conceitos de educação e transformação social.

2.1 Educação como política social e direito de cidadania.

2.2 Pedagogia Crítica.

2.3 Educação emancipatória.

2.4 Possibilidades e limites da educação na transformação social.

Unidade III: Educação no contexto social

3.1 Análise de conjuntura e indicadores sociais, econômicos e políticos.

3.2 Educação no contexto social contemporâneo.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HARVEY, David. Para entender o capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

MÉSZÁROS, István. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. São Paulo: Boitempo, 2009.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTUNES, Ricardo (Org.) A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

ANTUNES, Ricardo (Org.) Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GENTILI, Pablo A. A. Educar na esperança em tempos de desencanto. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

TORRES, Carlos Alberto. Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre, ARTMED, 2004.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754722