UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Química Inorgânica Experimental

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

0

CH TOTAL PRÁTICA:

60

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Geral: Proporcionar aos alunos o trabalho em laboratório e prepara-los para executar experiências em laboratório de Química Inorgânica. Complementar a formação do aluno em relação às propriedades, ligações e reatividade dos elementos químicos.

Específicos:Possibilitar aos alunos a aplicação de técnicas experimentais de síntese, purificação e caracterização de compostos ou sais inorgânicos que ilustrem: reações dos elementos da tabela periódica, tipos de ligações químicas e interações, teorias ácido-base; tipos de estruturas.

 

Ementa

1.     Estudo da reatividade e propriedades dos metais alcalinos e alcalinos terrosos.

2.    Estudo da obtenção e reatividade do Hidrogênio.

3.    Estudo da reatividade e propriedades da família do Boro.

4.    Estudo da reatividade e propriedades do Grupo 14 – C ao Pb.

5.    Estudo da reatividade e propriedades do Grupo 15 – Grupo do Nitrogênio.

6.    Estudo da reatividade e propriedades do Grupo 16 – Grupo do Oxigênio.

7.    Estudo da reatividade e propriedades do Grupo 17 – Grupo dos Halogênios.

8.    Noções da química descritiva dos elementos do bloco d.

9     Gestão ambiental em laboratórios químicos.

 

PROGRAMA

1.    Grupo dos Metais Alcalinos: Propriedades físicas e químicas. Principais compostos formados: haletos, óxidos, hidróxidos e sais de metais alcalinos com oxoácidos. Relacionar as principais propriedades físicas, principais reações, seus usos e aplicações.

2.    Hidrogênio: Propriedades físicas e químicas. Compostos formados (hidretos). Estrutura da água (ligações de hidrogênio), propriedades físicas e reações químicas.

3.    A família do Alumínio: Propriedades físicas e químicas. Relação entre as principais propriedades físicas, principais reações, usos e aplicações dos compostos: hidretos, haletos, óxidos e oxoácidos de boro; hidretos, trihaletos, hidróxidos e óxidos de Alumínio.

4.    Grupo IV – C ao Pb: Propriedades físicas e químicas. Relacionar as principais propriedades físicas, as principais reações, usos e aplicações dos principais compostos formados no grupo: haletos e óxidos, de carbono, ácido carbônico e carbonatos, peroxocarbonatos; hidretos, haletos e óxidos de silício e silicatos.

5     Grupo V - Grupo de Nitrogênio: Propriedades físicas e químicas. Relacionar as propriedades físicas, as principais reações, usos e aplicações dos principais compostos formados: amônia e suas atividades, oxihaletos, óxidos e oxoácidos de nitrogênio; hidretos, haletos, óxidos e oxoácidos de fósforo.

6.    Grupo VI – Grupo do Oxigênio: Propriedades físicas e químicas. Relacionar as propriedades físicas, as principais reações, usos e aplicações dos principais compostos formados: peróxido de hidrogênio; sulfatos, óxidos e oxoácidos de enxofre.

7.    Grupo VII – Grupo dos Halogênios: Propriedades físicas e químicas. Relação entre as propriedades físicas, as principais reações, usos e aplicações dos principais compostos formados: compostos interhalogenados, haletos de hidrogênio, compostos binários dos halogênios com oxigênio e oxoácidos dos halogênios.Gases Nobres: Propriedades físicas e químicas. Relação entre as propriedades físicas, as principais reações, usos e aplicações.

8.    Noções da química descritiva dos elementos do bloco d: Propriedades físicas e químicas. Compostos organometálicos. As principais reações, usos e aplicações.

9    Gestão ambiental em laboratórios químicos: impacto ambiental de resíduos químicos. Gerenciamento de resíduos químicos. Minimização da produção de resíduos químicos em práticas didáticas. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios didáticos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[1] SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2008.

[2] LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

[3] RAYNER-CANHAM, G; OVERTON, T. Química inorgânica descritiva. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

[1] HUHEEY, J.E. Inorganic chemistry: principles of structure and reactivity. 4th ed.New York:Harper Collins, 1993.

[2] MIESSLER, G. L.; FISCHER, P. J.; TARR, D. A. Químicainorgânica. 4.ed. São Paulo: Pearson, 2004.

[3] DOUGLAS, B. E. Conceptos y modelos de química inorgânica.2. ed. Barcelona: Reverté, 1987.

[4] COTTON, F. A.; MURILLO, C. A.; BOCHMANN, M. Advanced inorganic chemistry. 4.ed. New York: Oxford University Press, 1999.

[5] WULFSBERG, G. Principles of descriptive inorganic chemistry. Sausalito: University Science Books, 1991.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0756363