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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Construção do Conhecimento em História |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Compreender os processos de ensinagem, bem como os conteúdos de História para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o ensino de História nos diferentes níveis de ensino.
Articular a pesquisa e a reflexão sobre métodos e experiências didáticas de diferentes níveis e as realidades educacionais.
Analisar as propostas curriculares de História em ação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; refletir sobre a política de produção, os pressupostos teórico-metodológicos e os conteúdos dos livros didáticos de História.
Debater e produzir propostas metodológicas e materiais pedagógicos que possam contribuir com o avanço das pesquisas e com a construção de práticas comprometidas com a formação de sujeitos conscientes do fazer e do saber histórico.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: os sujeitos como fazedores de história.
Ementa
Concepções de História recorrentes no ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Papel dessas disciplinas no currículo escolar. Diagnóstico e crítica da atual realidade do ensino e das pesquisas na área de História. Experiências e propostas metodológicas em debate e implementação. Temas recorrentes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de História. Elaboração de materiais didáticos.
PROGRAMA
Unidade I: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA.
1.1 O ensino da História na educação brasileira
1.2 Noções básicas para a construção do conhecimento histórico
1.3 Diferentes abordagens historiográficas: a História tradicional positivista, o materialismo histórico, a História Nova
Unidade II: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA
2.1 A nova LDB e os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais
2.2 Enfoques teórico-metodológicos dos livros didáticos e paradidáticos
2.3 Metodologias de ensino e problemas recorrentes na prática escolar
2.4 Planejamento, metodologias de ensino e avaliações na prática docente
Unidade III: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
3.1 A tematização dos conhecimentos prévios e das vivências dos alunos
3.2 O desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino de História
3.3 O desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, território, sociedade, trabalho e cultura
3.4 A pesquisa e a produção do conhecimento pelas crianças
3.5 A história regional, local e do cotidiano
3.6 Estudo de caso: Ituiutaba
3.7 Diferentes fontes e linguagens no ensino de História
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.
FONSECA, T. N. L. História & ensino de história. Belo Horizonte: Autentica, 2004
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LOPES, J. S. L. (Org.). A diversidade cultural vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PINSKY, J. (Org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1994.
QUEIROZ, R. C; TUGNY, R. P. Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2006.
SIMAM, L. M. C.; FONSECA, T. N. L. (Org.). Inaugurando a história e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0727315 |