UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Construção do Conhecimento em História

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60 

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Concepções de História recorrentes no ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Papel dessas disciplinas no currículo escolar. Diagnóstico e crítica da atual realidade do ensino e das pesquisas na área de História. Experiências e propostas metodológicas em debate e implementação. Temas recorrentes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de História. Elaboração de materiais didáticos.

 

PROGRAMA

Unidade I: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA.

1.1 O ensino da História na educação brasileira

1.2 Noções básicas para a construção do conhecimento histórico

1.3 Diferentes abordagens historiográficas: a História tradicional positivista, o materialismo histórico, a História Nova

Unidade II: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA

2.1 A nova LDB e os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais

2.2 Enfoques teórico-metodológicos dos livros didáticos e paradidáticos

2.3 Metodologias de ensino e problemas recorrentes na prática escolar

2.4 Planejamento, metodologias de ensino e avaliações na prática docente

Unidade III: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

3.1 A tematização dos conhecimentos prévios e das vivências dos alunos

3.2 O desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino de História

3.3 O desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, território, sociedade, trabalho e cultura

3.4 A pesquisa e a produção do conhecimento pelas crianças

3.5 A história regional, local e do cotidiano

3.6 Estudo de caso: Ituiutaba

3.7 Diferentes fontes e linguagens no ensino de História

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

FONSECA, T. N. L. História & ensino de história. Belo Horizonte: Autentica, 2004

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LOPES, J. S. L. (Org.). A diversidade cultural vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PINSKY, J. (Org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1994.

QUEIROZ, R. C; TUGNY, R. P. Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte:  Ed. da UFMG, 2006.

SIMAM, L. M. C.; FONSECA, T. N. L. (Org.). Inaugurando a história e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0727315 e o código CRC 1C39F561.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0727315