UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Foucault e a Educação: Cuidado de Si

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Desenvolver junto aos discentes e docente a percepção de poder, saber, subjetividades e verdade no processo educacional na perspectiva foucualtiana.

 

Ementa

A produção de verdades e (in)dissociabilidade entre indivíduo sociedade; A educação enquanto um processo social discursivo estimulador do desejo a ser  indesejado.

 

PROGRAMA

Unidade I: Entender a Educação a partir da ótica dos micro poderes e a ausência de um local de Poder. O vazio no/do Currículo Pedagógico. Verdade e (in)verdades, como identificar?

Unidade II: Diferenças entre educar e cuidar de si. As verdades da Vida Cotidiana do Humano e a vida de trabalho do (in)humano.

Unidade III: Inexistência de uma Ciência que dialoga com e sobre o Humano. Pensar o processo educacional na contradição de disciplinarização do desejo proibido em detalhes mas mostrado de forma “completa” nas mídias sociais.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FOUCAULT, M. História da sexualidade. São Paulo: Graal, 2011.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CANDIOTTO, C. Foucault e a crítica da verdade. 2. ed. Belo Horizonte; Curitiba: Autêntica, 2013.

FOUCAULT, M. História da sexualidade. 13. ed. São Paulo: Graal, [2010?]. 3 v.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 24. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2007. 

REVEL, J. Dicionário Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

VEYNE, P. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0783718