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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Conteúdos e Metodologias de Ensino da Matemática |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivos gerais:
Discutir e analisar as diferentes abordagens metodológicas e didáticas e o movimento de renovação do ensino da Matemática, em busca de novas práticas educativas, de um fazer pedagógico inovador;
Propiciar atividades que auxiliem desenvolver metodologias do ensino da Matemática a partir do domínio do conteúdo Matemático;
Propiciar uma visão crítica, reflexiva e atualizada do Ensino e da Aprendizagem da Matemática;
Refletir sobre os diferentes aspectos metodológicos apropriados ao ensino e a aprendizagem do conhecimento matemático.
Objetivos específicos:
Ampliar e construir novos significados para conceitos de números e operações, identificar e utilizar diferentes representações de números para resolver e propor situações problemas, conhecer procedimentos de cálculo mental e estimativas;
Generalizar propriedades das operações aritméticas, traduzindo situações-problema na linguagem matemática; generalizar regularidades;
Traduzir tabelas e gráficos em leis matemáticas; reconhecer e classificar figuras espaciais ou tridimensionais e figuras planas ou bidimensionais e, em seguida, os contornos de figuras planas ou unidimensionais observando semelhanças e diferenças entre elas; construir representações planas das figuras espaciais sob diferentes pontos de vista;
Compor, decompor, ampliar e reduzir figuras geométricas planas;
Localizar pontos no plano cartesiano; verificar o que varia e o que não varia em uma transformação geométrica levando os conceitos de congruência e semelhança;
Trabalhar inicialmente de modo experimental (geometria experimental);
Observar a variação entre grandezas e estabelecer relações entre elas;
Resolver situações-problema que envolvam proporcionalidade; ampliar noções e estudar o raciocínio combinatório, probabilístico e estatístico; comunicar ideias matemáticas de diferentes formas: oral, escrita, por tabelas, diagramas, gráficos.
Ementa
Os Conteúdos e o Ensino/Aprendizagem da nos primeiros anos do Ensino Fundamental e as propostas metodológicas e didáticas para o desenvolvimento da prática do professor e do pedagogo. Realidade do Ensino da Matemática; Fundamentos Teóricos e metodológicos da Educação Matemática (Bases teóricas; Tipos de Conhecimento; Tendências do Ensino da Matemática; Modelos e estratégias de avaliação em Educação Matemática). Propostas para o Ensino de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A Matemática no Ensino Fundamental anos iniciais (teoria e prática dos diferentes conteúdos) e a Organização do Trabalho Pedagógico. Propostas didáticas e metodológicas alternativas para o ensino e a aprendizagem da Matemática (O uso do livro didático de Matemática; Jogos; Pesquisa qualitativa; Matemática experimental, modelos e projetos; Globalização, Multiculturalismo e Etnomatemática; Modelagem Matemática; História da Matemática; Resolução de problemas).
PROGRAMA
CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, DA ATIVIDADE MATEMÁTICA (escolar, extraescolar, dos matemáticos) e o papel da disciplina no contexto escolar.
CURRÍCULO E DOCUMENTOS OFICIAIS: concepções e constituição.
TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: contextualização
A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: História e concepções teóricas.
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: como recurso didático, ideias e concepções.
RECURSOS DIDÁTICOS: (jogos e tecnologias da comunicação), materiais manipuláveis
PRÁTICO:
ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA OS TEMAS TRATADOS.
NÚMEROS E OPERAÇÕES, GRANDEZAS E MEDIDAS, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, E GEOMETRIA: análise do livro didático (PNLD) e recursos didáticos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Jogos de matemática de 1º a 5º ano: ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.
JARANDILHA, Daniela. Matemática já não é problema! 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 176
SMOLE, K., DINIZ M. Materiais manipulativos para o ensino de Matemática. São Paulo: Mathema, 2012. 6 v., il. (Mathemoteca).
DANTE, L. R., Didática da resolução de problemas. São Paulo: Ática, 2002.
GIARDINETTO, J. R. B., Matemática escolar e a matemática da vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
KAMII, C., JOSEPH, L. L. A. Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget.
Campinas: Papirus, 1988
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARRAER, T. N, CARRAER, D. W., SCHLIEMANN, A. D. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.
PONTE, J. P., BROCADO, J.; OLIVEIRA, H., Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas-SP: Papirus, 2001.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. O ensino de Geometria na Escola Fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Autêntica Editora, 2002.CAZORLA I., MAGINA S., GITIRAN V., GUIMARÃES G. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico] 1. ed. Brasília : Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754905 |