UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Conteúdos e Metodologias de Ensino da Matemática

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

30

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivos gerais:

Objetivos específicos:

Ementa

Os Conteúdos e o Ensino/Aprendizagem da nos primeiros anos do Ensino Fundamental e as propostas metodológicas e didáticas para o desenvolvimento da prática do professor e do pedagogo. Realidade do Ensino da Matemática; Fundamentos Teóricos e metodológicos da Educação Matemática (Bases teóricas; Tipos de Conhecimento; Tendências do Ensino da Matemática; Modelos e estratégias de avaliação em Educação Matemática). Propostas para o Ensino de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A Matemática no Ensino Fundamental anos iniciais (teoria e prática dos diferentes conteúdos) e a Organização do Trabalho Pedagógico. Propostas didáticas e metodológicas alternativas para o ensino e a aprendizagem da Matemática (O uso do livro didático de Matemática; Jogos; Pesquisa qualitativa; Matemática experimental, modelos e projetos; Globalização, Multiculturalismo e Etnomatemática; Modelagem Matemática; História da Matemática; Resolução de problemas).

 

PROGRAMA

CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, DA ATIVIDADE MATEMÁTICA (escolar, extraescolar, dos matemáticos) e o papel da disciplina no contexto escolar.

CURRÍCULO E DOCUMENTOS OFICIAIS: concepções e constituição.

TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: contextualização

A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: História e concepções teóricas.

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: como recurso didático, ideias e concepções.

RECURSOS DIDÁTICOS: (jogos e tecnologias da comunicação), materiais manipuláveis

PRÁTICO:

ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA OS TEMAS TRATADOS.

NÚMEROS E OPERAÇÕES, GRANDEZAS E MEDIDAS, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, E GEOMETRIA: análise do livro didático (PNLD) e recursos didáticos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Jogos de matemática de 1º a 5º ano: ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.

JARANDILHA, Daniela. Matemática já não é problema! 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 176

SMOLE, K., DINIZ M. Materiais manipulativos para o ensino de Matemática. São Paulo: Mathema, 2012. 6 v., il. (Mathemoteca).

DANTE, L. R., Didática da resolução de problemas. São Paulo: Ática, 2002.

GIARDINETTO, J. R. B., Matemática escolar e a matemática da vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

KAMII, C., JOSEPH, L. L. A. Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget.

Campinas: Papirus, 1988

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARRAER, T. N, CARRAER, D. W., SCHLIEMANN, A. D. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.

PONTE, J. P., BROCADO, J.; OLIVEIRA, H., Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas-SP: Papirus, 2001.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. O ensino de Geometria na Escola Fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Autêntica Editora, 2002.CAZORLA I., MAGINA S., GITIRAN V., GUIMARÃES G. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico]  1. ed. Brasília : Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754905