UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Ensino de Físico-Química

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

30

OBJETIVOS

Geral:

   Fornecer subsídios ao estudando para o conhecimento e entendimento de tendências, processos e estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Físico Química

Específicos: 

Utilizar atividades experimentais como um recurso didático importante para a construção de conhecimentos. Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais capazes de atender as necessidades do ensino da Físico Química na escola básica.

 

Ementa

Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Físico Química. Uso de textos de divulgação científica no ensino de Química.A contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Físico Química no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico.

 

PROGRAMA

  1. Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Orgânica: Buscar em livros e periódicos propostas pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Química Inorgânica

  2. . Uso de textos de divulgação científica no ensino de Química: Potencialidades dos textos de divulgação científica para o ensino e aprendizagem de Química.

  3. A contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química: Debate sobre propostas didático pedagógicas para o ensino de Físico Química a partir da contextualização e interdisciplinaridade.

  4. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica: analisar nos livros didáticos da educação básica como os conteúdos relativos à Físico Química estão organizados e quais são as principais perspectivas apresentadas nestes materiais.

  5. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Físico Química no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico: Socialização e avaliação dos planejamentos e/ou materiais didáticos produzidos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ATKINS, P.W.; PAULA, J. Físico Química. 8a ed. V1 e V2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2008.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela Pesquisa: Ambiente de Formação de Professores de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2003. 288 p.

SANTOS, W. L.; MALDANER, O. A. Ensino de química em Foco. Editora Unijuí.. Ijuí, 2010

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003

MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.

SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.,

CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2006. 438 p.

FRANCISCO JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010

CUNHA JUNIOR, H. Tecnologia Africana na Formação Brasileira. RJ: CEAP, 2010

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0757788