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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Ensino de Físico-Química |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Geral:
Fornecer subsídios ao estudando para o conhecimento e entendimento de tendências, processos e estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Físico Química
Específicos:
Utilizar atividades experimentais como um recurso didático importante para a construção de conhecimentos. Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais capazes de atender as necessidades do ensino da Físico Química na escola básica.
Ementa
Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Físico Química. Uso de textos de divulgação científica no ensino de Química.A contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Físico Química no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico.
PROGRAMA
Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Orgânica: Buscar em livros e periódicos propostas pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Química Inorgânica
. Uso de textos de divulgação científica no ensino de Química: Potencialidades dos textos de divulgação científica para o ensino e aprendizagem de Química.
A contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química: Debate sobre propostas didático pedagógicas para o ensino de Físico Química a partir da contextualização e interdisciplinaridade.
Análise de livros didáticos de Química da Educação básica: analisar nos livros didáticos da educação básica como os conteúdos relativos à Físico Química estão organizados e quais são as principais perspectivas apresentadas nestes materiais.
Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Físico Química no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico: Socialização e avaliação dos planejamentos e/ou materiais didáticos produzidos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ATKINS, P.W.; PAULA, J. Físico Química. 8a ed. V1 e V2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2008.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela Pesquisa: Ambiente de Formação de Professores de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2003. 288 p.
SANTOS, W. L.; MALDANER, O. A. Ensino de química em Foco. Editora Unijuí.. Ijuí, 2010
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003
MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.
SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.,
CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2006. 438 p.
FRANCISCO JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010
CUNHA JUNIOR, H. Tecnologia Africana na Formação Brasileira. RJ: CEAP, 2010
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0757788 e o código CRC B2CAC45B. |
Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0757788 |