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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado no Ensino de Química III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 75 |
CH TOTAL: 135 |
OBJETIVOS
Propiciar ao futuro professor de Química a inserção e a vivência de situações reais envolvendo os processos de ensino e aprendizagem em escolas de Ensino Médio, compreendendo a escola como um lugar de formação docente, nas quais ele possa, com base nos conhecimentos desenvolvidos nas diferentes disciplinas do curso Química: Licenciatura, buscar a unidade teoria e prática na realidade escolar, reconhecendo seu papel enquanto educador e agente de transformação social.
Objetivos específicos: Vivenciar as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas específicas e pedagógicas de Química; favorecer a formação do profissional reflexivo, desenvolvendo características importantes para dar suporte ao professor-pesquisador de sua própria prática; compreender a reflexão como elemento de emancipação humana, que é histórica, localizada e intencional e que produz saberes pedagógicos; sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades observadas e desenvolvidas e socializar o conhecimento advindo das experiências, favorecendo a formação do profissional reflexivo.
Ementa
Durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Química III, o futuro professor de Química buscará compreender e interpretar a prática e a rotina do professor de Química na escola. Irá analisar de forma reflexiva e vivencial a problemática relacionada ao ensino de Química, buscando refletir sobre as possibilidades de superação. Elaboração e execução de uma sequência didática em Química com alunos do Ensino Médio. Participação em seminários sobre as práticas vivenciadas na escola.
PROGRAMA
Identificação, análise, interpretação e problematização das formas de atuação do professor de Química na educação básica: compreender as aproximações e os distanciamentos entre os conhecimentos químicos acadêmicos e os conhecimentos químicos escolares, no sentido de identificar a cultura do magistério e as aprendizagens dela decorrentes. Compreender as dificuldades dos estudantes nas aulas de Química, refletindo sobre suas origens e seus condicionantes, buscando alternativas metodológicas para melhorar a compreensão dos conceitos químicos.
Observar da prática do professor de Química: a interação com os alunos, a construção do conhecimento de forma participativa, os aspectos operacionais de cada ação, o material didático utilizado, compreender os objetivos de cada ação, bem como os mecanismos para alcançá-los, compreender a observação da prática do professor de forma crítica e reflexão. Compreender como o professor lida com situações singulares, com a complexidade, incertezas e instabilidades inerentes a sala de aula.
Emersão na práxis e formação da identidade docente: planejamento e desenvolvimento de aulas de Química para a educação básica, articulando os conhecimentos construídos ao longo das disciplinas específicas e pedagógicas do curso com a vivência nas etapas anteriores do Estágio Supervisionado em Ensino de Química. As aulas são planejadas a partir de uma análise crítica fundamentada teoricamente e legitimada na realidade social em que o ensino de Química se processa, visando o fortalecimento da identidade do professor de Química
Análise crítica e reflexiva da atividade de regência na escola: apresentação de seminário sobre as aulas de Química desenvolvidas na educação básica, refletindo sobre o observado e o vivenciado, propondo a (re)construção das ações, num processo contínuo de ação-reflexão-ação, a partir das explicações existentes e os dados novos que a realidade impõe e que são percebidos na postura investigativa.
Elaboração de relatório reflexivo sobre a prática vivenciada na escola: exercitar a reflexão da prática, possibilitando ao futuro professor transformar em ações práticas o que se assimilou nas experiências vivenciadas, movimentando a teoria e ressignificando os saberes docentes. Reconhecer a sala de aula como lugar onde ocorrem interações que precisam ser problematizadas, investigadas e compreendidas em paradigmas reconhecidos como integrantes de uma ciência educativa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 126 p.
BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 182 p.
PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 296 p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. 135 p.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2013. 419 p
MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.
SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.,
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 365 p.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0758146 |