UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Movimentos Sociais e Educação

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Ementa

As particularidades do capitalismo no Brasil contemporâneo: relação Estado, sociedade civil, classes sociais, movimentos sociais e cidadania (público e privado, espaços públicos não estatais). Declaração Universal dos Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos e políticas públicas nacionais para a diversidade. Identidade e processo de atuação dos principais movimentos sociais no Brasil e suas implicações na educação formal e não-formal: gênero e orientação sexual, étnico-racial, meio ambiente, moradia entre outros.

 

PROGRAMA

Unidade ICapitalismo no Brasil contemporâneo

1.1 O papel do Estado, da sociedade civil e dos movimentos sociais para a participação cidadã

Unidade IILegislação e políticas públicas para os direitos humanos

2.1 Conquistas legais para o respeito às diferenças

Unidade IIIOs movimentos sociais na educação brasileira

3.1 Identidade dos principais movimentos sociais e sua atuação no campo educacional

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GARCIA, R. L. (Org.). Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A, SEPE, 2000.  

GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SADER, E.; GENTILI, P. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GOHN, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na 
era da globalização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 

GOHN, M. G. M. Novas teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

GOHN, M. G. M.; BRINGEL, B. M. (Org.). Movimentos sociais na era global. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 

LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.  

LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. 

MONTAÑO, C. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MONTAÑO, C.; DURIGUETTO, M. L. Estado, classe e movimento social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SADER, E. Quando novos personagens entraram em cena: experiências e lutas dos 
trabalhadores da Grande São Paulo, 1970-80. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

TARROW, S.  O poder em movimento: movimentos sociais e confronto político. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

WOOD, E. M. Democracia contra o capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2009.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754547