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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Movimentos Sociais e Educação |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Compreender os conceitos de Estado (atual sistema de governo), sociedade civil, classes sociais, movimentos sociais e cidadania envolvidos na formação do capitalismo no Brasil contemporâneo;
Conhecer a legislação internacional e nacional que trata dos direitos humanos e as políticas públicas nacionais para a diversidade;
Analisar as propostas e ações dos principais movimentos sociais ocorridos no Brasil;
Refletir sobre as implicações dos movimentos sociais para a educação formal e não-formal, com vistas à prática cidadã.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 3 – Práxis transformadora.
Ementa
As particularidades do capitalismo no Brasil contemporâneo: relação Estado, sociedade civil, classes sociais, movimentos sociais e cidadania (público e privado, espaços públicos não estatais). Declaração Universal dos Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos e políticas públicas nacionais para a diversidade. Identidade e processo de atuação dos principais movimentos sociais no Brasil e suas implicações na educação formal e não-formal: gênero e orientação sexual, étnico-racial, meio ambiente, moradia entre outros.
PROGRAMA
Unidade I: Capitalismo no Brasil contemporâneo
1.1 O papel do Estado, da sociedade civil e dos movimentos sociais para a participação cidadã
Unidade II: Legislação e políticas públicas para os direitos humanos
2.1 Conquistas legais para o respeito às diferenças
Unidade III: Os movimentos sociais na educação brasileira
3.1 Identidade dos principais movimentos sociais e sua atuação no campo educacional
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GARCIA, R. L. (Org.). Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A, SEPE, 2000.
GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SADER, E.; GENTILI, P. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GOHN, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na
era da globalização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
GOHN, M. G. M. Novas teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2012.
GOHN, M. G. M.; BRINGEL, B. M. (Org.). Movimentos sociais na era global. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MONTAÑO, C. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MONTAÑO, C.; DURIGUETTO, M. L. Estado, classe e movimento social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SADER, E. Quando novos personagens entraram em cena: experiências e lutas dos
trabalhadores da Grande São Paulo, 1970-80. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
TARROW, S. O poder em movimento: movimentos sociais e confronto político. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
WOOD, E. M. Democracia contra o capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2009.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754547 |