UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Filosofia da Educação I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos:

Ementa

Correntes filosóficas historicamente estabelecidas. Relações entre a Filosofia e a Educação. Reflexão crítica sobre as bases filosóficas, princípios e influências das principais concepções do pensamento pedagógico. Os principais educadores do período grego, moderno, da modernidade e contemporâneos. Conceitos: Educação Grega,  Educação positivista, as teorias críticas, fenomenologia e existencialismo.

 

PROGRAMA

Unidade I:  Pensamento filosófico Metafísico:

1.1 Os Filósofos Gregos

1.2 Os Filósofos da Phisis

1.3 Os filósofos da Razão – Sócrates – Platão – Aristóteles

1.4 Os filósofos medievais – Agostinho – Tomás de Aquino

Unidade II: Pensamento Moderno – a questão epistemológica

2.1 A teoria do conhecimento – Empirismo e Racionalismo – Bacon e Descartes

Unidade III: A dialética

3.1 Hegel e Marx

Unidade IV:   A fenomenologia e o existencialismo

4.1  Edmund Husser

Unidade V: Da Modernidade à Pós - Modernidade

5.1 A Modernidade

5.2 Os Pensadores Modernos:

5.3 O Emílio: Rousseau

5.4 A Didática Magna de

5.5 A Pós-Modernidade

5.6 A influência Neoliberal na Educação brasileira

Unidade VI: A questão da filosofia da essência e da existência

Unidade VII: A filosofia da essência e da existência – Bogdan Schodolski

Unidade VIII: A relação entre a filosofia e o pensamento de Paulo Freire

Unidade IX: Educação como prática da liberdade

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANHA, M. L. A Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.

CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1997

GHIRALDELLI JR., P. (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 

LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.

SANTOS, J. L. O que é cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FREIRE, P. Educação e mudança. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P . Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1942.

PALMER, J. 50 grandes educadores: de Confúcio a Dewey. São Paulo: Contexto, 2005.

PALMER, J. 50 Grandes educadores modernos: de Piaget a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2005.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0727038 e o código CRC BD100527.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0727038