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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Filosofia da Educação I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Possibilitar aos acadêmicos o exercício de reflexão que o capacite para a identificação do sentido e do significado da educação sob o ponto de vista filosófico, através da observação da relação existente entre educação, filosofia e ideologia;
Objetivos Específicos:
Analisar criticamente as principais tendências e correntes da filosofia da educação;
Observar a originalidade, assimilação e vulgarização da filosofia e suas influências sobre o campo educacional, passando por concepções clássicas até as correntes mais expressivas da atualidade;
Compreender a íntima conexão entre Filosofia e Educação, refletindo acerca da importância do estudo da Filosofia da Educação para a formação do educador e a necessidade do conhecimento filosófico na prática educativa.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: os sujeitos como fazedores de história e ao Prointer I: identidade.
Ementa
Correntes filosóficas historicamente estabelecidas. Relações entre a Filosofia e a Educação. Reflexão crítica sobre as bases filosóficas, princípios e influências das principais concepções do pensamento pedagógico. Os principais educadores do período grego, moderno, da modernidade e contemporâneos. Conceitos: Educação Grega, Educação positivista, as teorias críticas, fenomenologia e existencialismo.
PROGRAMA
Unidade I: Pensamento filosófico Metafísico:
1.1 Os Filósofos Gregos
1.2 Os Filósofos da Phisis
1.3 Os filósofos da Razão – Sócrates – Platão – Aristóteles
1.4 Os filósofos medievais – Agostinho – Tomás de Aquino
Unidade II: Pensamento Moderno – a questão epistemológica
2.1 A teoria do conhecimento – Empirismo e Racionalismo – Bacon e Descartes
Unidade III: A dialética
3.1 Hegel e Marx
Unidade IV: A fenomenologia e o existencialismo
4.1 Edmund Husser
Unidade V: Da Modernidade à Pós - Modernidade
5.1 A Modernidade
5.2 Os Pensadores Modernos:
5.3 O Emílio: Rousseau
5.4 A Didática Magna de
5.5 A Pós-Modernidade
5.6 A influência Neoliberal na Educação brasileira
Unidade VI: A questão da filosofia da essência e da existência
Unidade VII: A filosofia da essência e da existência – Bogdan Schodolski
Unidade VIII: A relação entre a filosofia e o pensamento de Paulo Freire
Unidade IX: Educação como prática da liberdade
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANHA, M. L. A Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1997
GHIRALDELLI JR., P. (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.
SANTOS, J. L. O que é cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, P. Educação e mudança. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P . Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1942.
PALMER, J. 50 grandes educadores: de Confúcio a Dewey. São Paulo: Contexto, 2005.
PALMER, J. 50 Grandes educadores modernos: de Piaget a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2005.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018
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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0727038 |