UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Construção do Conhecimento de Matemática

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Ementa

A natureza do conhecimento matemático e o papel da disciplina na Educação Infantil e nos Anos Iniciais Ensino Fundamental. A formação do raciocínio lógico-matemático na criança. A construção do conceito de número. Metodologias e recursos didáticos. Elaboração do material didático. Processo de ensinagem em Matemática. Blocos de conteúdo de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Propostas curriculares do Ensino de Matemática.

 

PROGRAMA

Unidade I: O CONHECIMENTO MATEMÁTICO                                                        

1.1 Objetivos da matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; - O processo de ensinagem em Matemática

1.2 A natureza do conhecimento matemático

1.3 A classificação dos conteúdos em: conceituais, procedimentais e atitudinais 

Unidade II: O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

2.1 Noções sobre o desenvolvimento cognitivo na perspectiva piagetiana

2.2 O período sensório-motor e pré-operatório

2.3 Atividades e procedimentos para o período sensório-motor e pré-operatório (brincadeira sensório-motora, brincadeira simbólica, imitação de sons e gestos, imitação de arranjos feitos com objetos, classificação, seriação, quantificação, espaço, tempo, medida)

2.4 Princípios que orientam a ação do professor frente à criança

Unidade III: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO

3.1 Conhecimento físico, conhecimento social e conhecimento lógico matemático

3.2 Abstração empírica e abstração reflexiva

3.3 Princípios de ensino

3.4 Autonomia de pensamento: a finalidade da educação

Unidade IV:  METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS

4.1 A metodologia resolução de problemas

4.2 A história da matemática e os sistemas de numeração

4.3 Os jogos

4.4 Elaboração de material didático

Unidade V: OS BLOCOS DE CONTEÚDO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

5.1 Números e operações: sistema de numeração decimal e ideias das operações

5.2 Grandezas e medidas

5.3 Espaço e forma

5.4 Tratamento da informação

Unidade VI: AS PROPOSTAS CURRICULARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARRAHER, T. N. (Org.). Aprender pensando. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2000.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC, 1998. v. 3.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 

MACHADO, N. J.  Matemática e realidade: análise dos pressupostos que fundamentam o ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 2005. 

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0752306