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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Construção do Conhecimento de Matemática |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Compreender a diferença entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais da Matemática.
Compreender a formação do raciocínio lógico-matemático na criança, tendo noções sobre o desenvolvimento cognitivo, conhecendo atividades e atuação do professor no período pré-operatório.
Compreender a construção do conceito de número na criança no período operatório-concreto.
Conhecer metodologias e recursos didáticos no ensino da Matemática.
Conhecer os blocos de conteúdo de matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em especial o sistema de numeração decimal e as ideias das operações.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: os sujeitos como fazedores de história.
Ementa
A natureza do conhecimento matemático e o papel da disciplina na Educação Infantil e nos Anos Iniciais Ensino Fundamental. A formação do raciocínio lógico-matemático na criança. A construção do conceito de número. Metodologias e recursos didáticos. Elaboração do material didático. Processo de ensinagem em Matemática. Blocos de conteúdo de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Propostas curriculares do Ensino de Matemática.
PROGRAMA
Unidade I: O CONHECIMENTO MATEMÁTICO
1.1 Objetivos da matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; - O processo de ensinagem em Matemática
1.2 A natureza do conhecimento matemático
1.3 A classificação dos conteúdos em: conceituais, procedimentais e atitudinais
Unidade II: O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
2.1 Noções sobre o desenvolvimento cognitivo na perspectiva piagetiana
2.2 O período sensório-motor e pré-operatório
2.3 Atividades e procedimentos para o período sensório-motor e pré-operatório (brincadeira sensório-motora, brincadeira simbólica, imitação de sons e gestos, imitação de arranjos feitos com objetos, classificação, seriação, quantificação, espaço, tempo, medida)
2.4 Princípios que orientam a ação do professor frente à criança
Unidade III: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO
3.1 Conhecimento físico, conhecimento social e conhecimento lógico matemático
3.2 Abstração empírica e abstração reflexiva
3.3 Princípios de ensino
3.4 Autonomia de pensamento: a finalidade da educação
Unidade IV: METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS
4.1 A metodologia resolução de problemas
4.2 A história da matemática e os sistemas de numeração
4.3 Os jogos
4.4 Elaboração de material didático
Unidade V: OS BLOCOS DE CONTEÚDO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
5.1 Números e operações: sistema de numeração decimal e ideias das operações
5.2 Grandezas e medidas
5.3 Espaço e forma
5.4 Tratamento da informação
Unidade VI: AS PROPOSTAS CURRICULARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARRAHER, T. N. (Org.). Aprender pensando. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2000.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC, 1998. v. 3.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MACHADO, N. J. Matemática e realidade: análise dos pressupostos que fundamentam o ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 2005.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0752306 |