|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: Trabalho de Conclusão de Curso I |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Construir relatórios de aulas práticas, excursões, observações e pesquisa;
Elaborar artigo científico/monografia usando adequadas normas e técnicas científicas;
Apresentar por escrito e/ou oralmente os resultados iniciais da investigação.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo Práxis transformadora e com o eixo da práxis.
Ementa
Elaboração da versão preliminar do artigo científico/monografia, com a utilização das normas e técnicas da ABNT. Coleta, análise e tabulação dos dados do levantamento bibliográfico. Apresentação oral e/ou escrita dos trabalhos de pesquisa realizados (defesa do problema de pesquisa.
PROGRAMA
Unidade I: A elaboração de trabalhos científicos
1.1 A utilização da linguagem científica
1.2 Construção de relatórios
1.3 Construção de versão preliminar dos artigos, papers e monografias
Unidade II: Levantamento de dados de pesquisa
2.1 Construção de instrumentos para coleta de dados
2.2 Revisão bibliográfica da temática estudada
Unidade III: Socialização dos resultados da pesquisa
3.1 Comunicação oral
3.2 Posters ou banners
3.3 Artigos e resumos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FAZENDA, I. (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0754422 e o código CRC 02E94EB6. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754422 |