UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

Av. João Naves de Ávila, nº 2121, Bloco 5M, Sala 109 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
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Timbre

Ata de Reunião

Ata da 6ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração - CPGAD, do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA, da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, ano 2018. Às 9 horas e 30 minutos do dia cinco de junho de dois mil e dezoito, no Bloco 5M Sala 109, Campus Santa Mônica, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração sob a Presidência da Profª. Drª. Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros, com a presença dos Membros Professores: Valdir Machado Valadão Júnior, Vinícius Silva Pereira e da representante discente Eunice Henriques Pereira Vilela. 1. Informes: 1.1. A Presidente Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros solicitou a inclusão do item “Solicitação de composição de banca de qualificação da discente Juliana Santesso Bonnas” e a exclusão dos itens “Leitura e aprovação da ata da 5ª reunião do CPGAD 2018“, “Ações para divulgação do PPGA.“ e “Formulário de dilação de prazo”. Devido a estas alterações as demais numerações foram reordenadas. 2. Ordem do Dia: 2.1. Solicitação de homologação de diploma do discente Luiz Romeo de Freitas Júnior. Homologação aprovada por unanimidade. 2.2. Solicitação de composição de banca de qualificação da discente Ana Beatriz Pereira Reis. Banca de Qualificação composta pelos professores(as) Verônica Angélica Freitas de Paula (orientadora), André Francisco Alcântara Fagundes, Élcio Eduardo de Paula Santana e Vérica Marconi Freitas de Paula aprovada por unanimidade para o dia 29/06. 2.3. Solicitação de composição de banca de qualificação do discente Lucas Silva Barreto. Banca de Qualificação composta pelos professores(as) Verônica Angélica Freitas de Paula (orientadora), Caissa Veloso e Sousa, Jean Carlos Domingos e Vérica Marconi Freitas de Paula aprovada por unanimidade para o dia 28/06. 2.4. Solicitação de composição de banca de qualificação da discente Brenda Satomi Kodama. Banca de Qualificação composta pelos professores(as) Luciana Oranges Cezarino (orientadora), Márcio Lopes Pimenta, e Lara Bartocci Liboni Amui (FEA-USP RP) aprovada por unanimidade para o dia 19/06. 2.5. Solicitação de composição de banca de qualificação da discente Christiane Nery Silva Pirett. Banca de Qualificação composta pelos professores(as) Luciana Oranges Cezarino (orientadora), Etienne Cardoso Abdala, e Lara Bartocci Liboni Amui (FEA-USP RP) aprovada por unanimidade para o dia 19/06. 2.6. Solicitação de composição de banca de qualificação do discente Carlos Henrique Gonçalves Freitas. Banca de Qualificação composta pelos professores(as) Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros (orientadora), Valdir Machado Valadão Júnior e Ana Silvia Rocha Ipiranga (UECE) foi aprovada unanimidade para o dia 27/06. 2.7. Solicitação de composição de banca de qualificação da discente Juliana Santesso Bonnas. Banca de Qualificação composta pelos professores(as) Valdir Machado Valadão Júnior (orientadora), Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiiros e Vinícius Silva Pereira aprovada por unanimidade para o dia 27/06.  2.8. Solicitação de auxílio financeiro para viagem do Professor Márcio Lopes Pimenta. Após análise do pedido, e considerando a restrição de recurso do PROAP neste ano, foi aprovado por unanimidade pelo colegiado a ajuda de meia diária para o Professor Márcio. 2.9. Solicitação de auxílio financeiro para viagem da Professora Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros. Após análise do pedido, e considerando a restrição de recurso do PROAP neste ano, foi aprovado por unanimidade pelo colegiado a ajuda de meia diária para a Professora Cintia. 2.10. Solicitação de auxílio financeiro para custeio de inscrição para o discente Guilherme Freitas Cardoso. O pagamento da inscrição no valor de 220 reais, foi aprovado por unanimidade pelo colegiado. 2.11. Solicitação de dilação de prazo de Qualificação e Defesa da discente Mayra Cabrera Costa para o dia 30/06/2018. A solicitação foi analisada, colocada em votação e aprovado por unanimidade para o dia 30/06. 2.12. Solicitação de dilação de prazo de Defesa do discente Kleverson Dáliton Silva Moreira para o dia 31/08/2018. A solicitação foi analisada, colocada em votação e aprovado por unanimidade para o dia 31/08. Lembrando que neste caso, como trata-se do prazo máximo permitido para a defesa, o aluno deverá protocolar o pedido de composição de banca até o dia 31/07. 2.13. Solicitação de dilação de prazo de Defesa da discente Isabella Chaves Nascimento para o dia 31/07/2018. A solicitação de dilação foi analisada, colocada em votação e aprovada por unanimidade para o dia 31/07. 2.14. Homologação do PNPD. A Presidente Cintia informou que o inscrito Gustavo Leonardo Simão foi selecionado como bolsista no edital de PNPD 2018. A inscrita Mayla Cristina Costa ficou em segundo lugar, não sendo comtemplada com bolsa. A classificação dos participantes PNPD foi aprovada por unanimidade pelo colegiado. 2.15. Solicitação de alteração de linha de pesquisa do discente Lucas Conde Stocco para Gestão Organizacional e Regionalidade. Conforme reunião anterior (5ª reunião) o colegiado deliberou ”aceitar o pedido de orientação desde que o discente solicite a alteração da sua linha de pesquisa para a Linha de Gestão Organizacional e Regionalidade.” Desta forma o colegiado aprovou por unanimidade a alteração da linha de pesquisa do discente Lucas Conde Stocco para Gestão Organizacional e Regionalidade e ficha também aprovado o pedido de orientação para a Professora Luciana Oranges Cezarino. 2.16. Estágio de docência. As normas do estágio de docência foram debatidas e alteradas para: “A proposta do estagio docência é capacitar o aluno de mestrado, com a supervisão de seu orientador, para ministrar aulas na graduação e assim ter a oportunidade de concluir o eixo pedagógico do curso de mestrado. Neste sentido, as aulas devem ser planejadas de forma que o aluno possa observar as atividades do professor orientador em sala de aula, planejar, ministrar e avaliar, sob orientação do professor orientador na sua disciplina, parte do conteúdo da referida disciplina. A substituição do orientador poderá ser feita em casos excepcionais, mediante solicitação do orientador e aprovação do colegiado, devendo a substituição ser obrigatoriamente por outro professor do Programa. Sugere-se as 30 (trinta) horas de tais atividades sejam distribuídas da seguinte maneira: (i) Ministrar o conteúdo – 15 (quinze) horas; e (ii) demais atividades - 15 (quinze) horas. 2.17. Credenciamento. Após discussão e votação ficou deliberado por unanimidade que o Programa não abrirá credenciamento para o ano de 2019, porque a produção destes professores seriam contabilizadas somente pela metade. 2.19. Carta/Solicitações da Professora Luciana Oranges Cezarino. A carta da Professora Luciana contém 3 solicitações: 1) A aprovação da orientação do aluno Lucas Stocco.  Assunto já deliberado pelo colegiado (Item 2.15) através do pedido do aluno. 2)A opção de desenvolvimento de dissertação em formato de coletânea de artigos científicos a fim de facilitar o processo de orientação do docente. O colegiado deliberou que o formato de coletânea não é apropriado para o programa, referendando decisões tomadas em ocasiões anteriores e lavradas em ata. 3) Desenvolvimento de uma revista para o Programa com a temática Sustentabilidade. Após análise e votação, o colegiado deliberou que, para um periódico ser vinculado ao PPGA, esse deverá ter a regionalidade como temática central, que é sua linha de concentração, portanto,  a proposta de periódico enviada não obteve aprovação para a chancela do PPGA. 3. Assuntos Gerais. Nada mais a ser tratado, a presidente da mesa agradeceu a presença de todos e eu, como secretária, lavrei a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, 5 de junho de 2018.

 

Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros                                                                          

Valdir Machado Valadão Júnior

Vinícius Pereira da Silva

Eunice Henriques Pereira Vilela


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Documento assinado eletronicamente por Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Conselheiro(a), em 27/06/2018, às 00:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antônio Sérgio Torres Penedo, Conselheiro(a), em 27/06/2018, às 10:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Eunice Henriques Pereira Vilela, Conselheiro(a), em 28/06/2018, às 16:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Valdir Machado Valadão Júnior, Conselheiro(a), em 06/07/2018, às 10:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vinícius Silva Pereira, Membro de Colegiado, em 09/07/2018, às 16:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.036286/2018-97 SEI nº 0544542