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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Metodologia do Ensino de Química II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Organizar e planejar sequências didáticas a partir de temas geradores, criando espaço para a reflexão sobre as ações mediadas nas aulas de Química e permitindo a instauração de práticas condizentes com os fundamentos teóricos sobre os processos de ensino e de aprendizagem.
Objetivos específicos:Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais e metodologias capazes de atender as necessidades do ensino da Química na escola básica. A partir dos temas geradores, serão discutidos vários aspectos relacionados ao planejamento de aulas teóricas e práticas; análise de livros didáticos e discussão de diferentes metodologias a serem utilizadas nestas aulas. Analisar textos relacionados às questões metodológicas para o ensino de Química sobre os temas: avaliação, inclusão, história da Química, cultura afro-brasileira, interações e transformações, interdisciplinaridade, modelos e modelagens, enfoque CTS, educação ambiental, objetos de aprendizagem, linguagem científica e cotidiana, experimentação, pesquisas educacionais e livros didáticos.
Ementa
Temas geradores para o ensino de Química. Planejamento e avaliação de uma sequência didática para o desenvolvimento de conteúdos químicos;Execução da sequência didática elaborada; Elaboração, adaptação e avaliação de material instrucional
PROGRAMA
Temas geradores para o ensino de Química: compreensão da importância da inserção de temas geradores nas aulas de Química. Análise dos documentos oficiais para o ensino de Química. Análise de publicações científicas que apresentem propostas relacionadas à temática.
Planejamento e avaliação de sequências didáticas para o desenvolvimento de conteúdos químicos: Planejamento: atividades que discutam os níveis macro, micro e representacional do conhecimento químico. Avaliação: pertinência das atividades planejadas, da sequência proposta, do plano de aula e dos instrumentos avaliativos.
Execução da sequência didática elaborada: regência e observação da aula e da adequação dos materiais utilizados; avaliação da aula (interações, conteúdos, atitudes) e replanejamento.
Elaboração, adaptação e avaliação de material instrucional: seleção e/ou confecção de material de apoio para as aulas de Química.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de Química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SILVA, A. F. G. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CACHAPUZ, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
MINAS GERAIS (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Química - Educação Básica, 2005.
MOL, G. S. Ensino de Química – visões e reflexões. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2002.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0759991 |