UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Metodologia do Ensino de Química II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

30

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Organizar e planejar sequências didáticas a partir de temas geradores, criando espaço para a reflexão sobre as ações mediadas nas aulas de Química e permitindo a instauração de práticas condizentes com os fundamentos teóricos sobre os processos de ensino e de aprendizagem.

Objetivos específicos:Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais e metodologias capazes de atender as necessidades do ensino da Química na escola básica. A partir dos temas geradores, serão discutidos vários aspectos relacionados ao planejamento de aulas teóricas e práticas; análise de livros didáticos e discussão de diferentes metodologias a serem utilizadas nestas aulas. Analisar textos relacionados às questões metodológicas para o ensino de Química sobre os temas: avaliação, inclusão, história da Química, cultura afro-brasileira, interações e transformações, interdisciplinaridade, modelos e modelagens, enfoque CTS, educação ambiental, objetos de aprendizagem, linguagem científica e cotidiana, experimentação, pesquisas educacionais e livros didáticos.

 

Ementa

Temas geradores para o ensino de Química. Planejamento e avaliação de uma sequência didática para o desenvolvimento de conteúdos químicos;Execução da sequência didática elaborada; Elaboração, adaptação e avaliação de material instrucional

 

PROGRAMA

  1. Temas geradores para o ensino de Química: compreensão da importância da inserção de temas geradores nas aulas de Química. Análise dos documentos oficiais para o ensino de Química. Análise de publicações científicas que apresentem propostas relacionadas à temática.

  2. Planejamento e avaliação de sequências didáticas para o desenvolvimento de conteúdos químicos: Planejamento: atividades que discutam os níveis macro, micro e representacional do conhecimento químico. Avaliação: pertinência das atividades planejadas, da sequência proposta, do plano de aula e dos instrumentos avaliativos.

  3. Execução da sequência didática elaborada: regência e observação da aula e da adequação dos materiais utilizados; avaliação da aula (interações, conteúdos, atitudes) e replanejamento.

  4. Elaboração, adaptação e avaliação de material instrucional: seleção e/ou confecção de material de apoio para as aulas de Química.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de Química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SILVA, A. F. G. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CACHAPUZ, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.

MINAS GERAIS (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Química - Educação Básica, 2005.

MOL, G. S. Ensino de Química – visões e reflexões. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2002.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0759991