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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos da Educação Infantil |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Formar a/o estudante de Pedagogia para atuar na educação infantil assumindo como base a perspectiva da pedagogia da infância.
Objetivos Específicos:
Compreender o processo histórico de atendimento à Educação Infantil, nas suas dimensões político-pedagógico-sócio-culturais, articulando-o às questões do presente;
Analisar as concepções de infância e educação/cuidado em creches e pré-escolas;
Propiciar análise crítica e bases teórico-práticas para a organização do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas;
Refletir sobre as políticas de educação para a criança pequena e os possíveis encaminhamentos necessários à construção de uma Educação Infantil de qualidade;
Conhecer o processo de construção dos sistemas de representação, tarefa primordial no desenvolvimento de 0 a 5 anos, articulando conceitos teóricos básicos ao trabalho prático com as linguagens expressivas e a ludicidade;
Dialogar com as demais disciplinas do período, articuladas pelo PROINTER III, cujo tema central é a Educação Infantil;
Articular a disciplina à temática do Ciclo 1: os sujeitos como fazedores de história.
Ementa
Concepções de criança. Características históricas das Creches e pré-escolas. Função social e política das instituições destinadas à criança pequena no Brasil que influenciam a cultura, as práticas e ideologias acerca da educação infantil. Políticas nacionais e programas voltados para a Educação Infantil. Concepção de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Pedagogia da infância - construção de um referencial teórico-prático necessário ao aprofundamento do estudo e da pesquisa nessa área.
PROGRAMA
Unidade I – Educação Infantil: história. 1.1 Concepção de infância. 1.2 Criança e a Educação Infantil no Brasil contemporâneo. 1.3 Construção histórica das creches e pré-escolas. Unidade II - Concepções de desenvolvimento e educação/cuidado na Educação Infantil. 2.1 As concepções sócio-histórica-interacionistas como parâmetros de reflexão; 2.2 A importância do contexto humano e cultural como base para o desenvolvimento e aprendizagem; 2.3 O símbolo como chave da natureza do homem. Unidade III - Pedagogia da infância 3.1 O processo de construção dos sistemas de representação como importante trabalho com a criança pequena. 3.2 O papel das linguagens expressivas na construção do pensamento e da identidade da criança e na formação do educador. 3.3 A proposta pedagógica como parte de um projeto político-cultural maior. 3.4 Organização do trabalho pedagógico na Educação infantil. 3.5 Integração entre cuidado/educação e o lúdico no desenvolvimento infantil. Unidade IV- Políticas públicas voltadas para a Educação Infantil. 4.1 Políticas e programas destinados à Educação Infantil. |
4.2 Levantamento de critérios de qualidade para implementação e avaliação de programas de educação infantil.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREITAS, L. C. G. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
VEIGA, I. P. A. (Coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1989.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino da didática. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CASTRO, A. D. C; CARVALHO, A. M. C. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], v. 12, n. 34, p. 94-181, 2007.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018
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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0733035 |