UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Fundamentos da Educação Infantil

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60 

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos:

 

Ementa

Concepções de criança. Características históricas das Creches e pré-escolas. Função social e política das instituições destinadas à criança pequena no Brasil que influenciam a cultura, as práticas e ideologias acerca da educação infantil. Políticas nacionais e programas voltados para a Educação Infantil. Concepção de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Pedagogia da infância - construção de um referencial teórico-prático necessário ao aprofundamento do estudo e da pesquisa nessa área.

 

PROGRAMA

Unidade I – Educação Infantil: história.

1.1 Concepção de infância.

1.2 Criança e a Educação Infantil no Brasil contemporâneo.

1.3 Construção histórica das creches e pré-escolas.

Unidade II - Concepções de desenvolvimento e educação/cuidado na Educação Infantil.

2.1 As concepções sócio-histórica-interacionistas como parâmetros de reflexão;

2.2 A importância do contexto humano e cultural como base para o desenvolvimento e aprendizagem;

2.3 O símbolo como chave da natureza do homem.

Unidade III - Pedagogia da infância  

3.1 O processo de construção dos sistemas de representação como importante trabalho com a criança pequena.

3.2 O papel das linguagens expressivas na construção do pensamento e da identidade da criança e na formação do educador. 

3.3 A proposta pedagógica como parte de um projeto político-cultural maior.

3.4 Organização do trabalho pedagógico na Educação infantil.

3.5 Integração entre cuidado/educação e o lúdico no desenvolvimento infantil.

Unidade IV- Políticas públicas voltadas para a Educação Infantil.

4.1 Políticas e programas destinados à Educação Infantil.   

4.2 Levantamento de critérios de qualidade para implementação e avaliação de programas de educação infantil.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREITAS, L. C. G. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

VEIGA, I. P. A. (Coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1989.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino da didática. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

CASTRO, A. D. C; CARVALHO, A. M. C. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], v. 12, n. 34, p. 94-181, 2007.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

 

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0733035