UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Análise Instrumental I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

60

CH TOTAL:

90

 

OBJETIVOS

Geral: Desenvolver no discente as habilidades básicas em análise instrumental, capacitando-o a operar instrumentos analíticos bem como utilizar os conceitos teóricos para a resolução de problemas analíticos.

Específicos: Introduzir os princípios básicos de análise instrumental. Introduzir e desenvolver os princípios e conceitos das técnicas eletroquímicas e óticas de análise química.

 

Ementa

1.   Introdução

2.   Métodos eletroquímicos

3.   Métodos óticos

4.   Gestão ambiental em laboratórios químicos

 

PROGRAMA

1.     Introdução: Comparação entre métodos clássicos e métodos instrumentais de análise química. Classificação dos métodos instrumentais. Fatores importantes na seleção de um método analítico. Figuras de mérito. Métodos de calibração e efeitos de matriz.

2.     Métodos Eletroquímicos: Apresentação dos princípios básicos de eletroquímica em condições de equilíbrio (I = 0) e em condições de fluxo de corrente. Classificação das técnicas eletroanalíticas. Técnicas eletroanalíticas na ausência de correntes faradaicas: potenciometria direta e titulações potenciométricas; condutimetria e titulações condutométricas. Técnicas eletroanalíticas envolvendo correntes faradaicas: coulometria e titulações coulométricas; eletrogravimetria; técnicas voltamétricas normais e com pulsos; técnicas voltamétricas com redissolução; amperometria e titulações amperométricas.

3.     Métodos óticos: Introdução e classificação dos métodos óticos. Energia radiante e suas características. Interações entre a energia radiante e a matéria: processos de absorção e emissão. Espectros de absorção e emissão. Aspectos quantitativos do processo de absorção: transmitância, absorbância, Lei de Beer e suas limitações. Espectroscopia atômica: origens dos espectros atômicos, componentes dos espectrofotômetros de absorção atômica: sistemas de introdução de amostras, atomizadores contínuos e discretos, dispositivos especiais para introdução de amostra e atomização (geração de hidretos e vapor frio), fontes luminosas discretas, seletores de comprimento de onda, detectores e processadores de sinal. Interferências espectrais e métodos para minimizá-las: modulação da fonte, correção da absorção de fundo. Interferências químicas e métodos para minimizá-las: formação de compostos de baixa volatilidade, equilíbrios de dissociação e ionização. Espectrometria de Emissão atômica com chama (fotometria de chama). Classificação dos métodos óticos. Fundamentos e classificação dos métodos óticos. Energia radiante: Características; Radiação eletromagnética e monocromática. Espectros atômicos e espectros moleculares; Classificação dos métodos óticos. Espectrometria de Absorção Molecular: Fundamentos; Lei de Lambert-Beer; Desvios da lei de Beer; Equipamentos; curva de calibração. Fotometria de Chama: Fundamentos; espectros de emissão; propriedades da chama: características, fluxo de gases oxidantes, temperatura adequada; equipamentos; curva de calibração.

4.     Espectroscopia molecular: origens dos espectros moleculares. Introdução a espectrofotometria de absorção molecular nas regiões do ultravioleta e visível. Componentes dos espectrofotômetros UV/vis. Aplicações quantitativas da espectrofotometria UV/vis. Titulações fotométricas. Espectrometria de Luminescência molecular.

Gestão ambiental em laboratórios químicos: impacto ambiental de resíduos químicos. Gerenciamento de resíduos químicos. Minimização da produção de resíduos químicos em práticas didáticas. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios didáticos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[1] SKOOG, D. A.; HOLLER, F. J.; NIEMAN, T. A. Princípios de análise instrumental. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

[2] SKOOG, D. A.; WEST, D. M. Fundamentos de química analítica. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

[3] HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

[1] GONÇALVES, M. L. S. S. Métodos instrumentais para análise de soluções: análise quantitativa. 4. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

[2] VOGEL, A. I. Análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

[3] EWING, G.W. Métodos instrumentais de análise química. São Paulo: Blucher, 1972. v. 1.

[4] HARRIS, D. C. Explorando a química analítica. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

[5] HAGE, D. S.; CARR, J. D. Química analítica e análise quantitativa. São Paulo: Pearson Education, 2012.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 16:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 15/10/2018, às 16:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0765449 e o código CRC 8F90CDC5.




Referência: Processo nº 23117.037963/2018-94 SEI nº 0765449