UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Psicologia da Educação II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Desenvolver uma compreensão inicial sobre os principais fatores psicossociais que favorecem ou dificultam a apropriação de conhecimentos e habilidades, assim como aqueles que influenciam uma forma de desenvolvimento mais integral e autônoma da criança e do adolescente, com base em uma perspectiva contemporânea que toma a escola como um espaço privilegiado de promoção da saúde mental

Objetivos Específicos

Ementa

A conceituação de saúde mental. A prevenção de transtornos mentais e a promoção da saúde mental nos espaços escolares. Os transtornos globais do desenvolvimento e os transtornos de aprendizagem. A influência das relações interpessoais e dos diferentes fatores psicossociais na aprendizagem e desenvolvimento humano.

 

PROGRAMA

Unidade I: SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO

1.1  A conceituação de saúde-doença

1.2  Saúde mental: questões teóricas e conceituais 

1.3  Saúde mental na escola

1.4  A relação entre desenvolvimento humano, aprendizagem e saúde mental

Unidade II:  A DISCUSSÃO SOBRE OS TRANSTORNOS MENTAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES

2.1 Considerações gerais sobre os Transtornos globais do desenvolvimento

2.1.1. O Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)

2.1.2. O Transtorno do Espectro Autista

Unidade III: FATORES PSICOSSOCIAIS E CONTEXTUAIS IMPLICADOS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

3.1 Distinção entre dificuldades, transtornos e distúrbios de aprendizagem

3.2 Transtornos de aprendizagem em leitura: Dislexia

3.3 Transtornos de aprendizagem em escrita: Disgrafia e disortografia

3.4 Transtornos de aprendizagem em matemática: discalculia 

Unidade IV:  AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COMO COMPONENTES DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

4.1 A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva

4.2 O bullying no cotidiano escolar

4.3 Disciplina e indisciplina na sala de aula

4.4 A interação família-escola e os processos de socialização

4.5 O fracasso escolar como realidade ou produção

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FIORENTINI, D. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2010.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1977. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. 3 vol. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: BNCC. 2. ed. Brasília, DF, [s.n.], 2016.

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2000.

FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACHADO, N. J. Matemática e realidade: análise dos pressupostos que fundamentam o ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 2005.

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 15:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0783618