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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Psicologia da Educação II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Desenvolver uma compreensão inicial sobre os principais fatores psicossociais que favorecem ou dificultam a apropriação de conhecimentos e habilidades, assim como aqueles que influenciam uma forma de desenvolvimento mais integral e autônoma da criança e do adolescente, com base em uma perspectiva contemporânea que toma a escola como um espaço privilegiado de promoção da saúde mental
Objetivos Específicos
Conhecer sobre os principais fenômenos que compõem e influenciam o desenvolvimento e a aprendizagem da criança
Desenvolver uma compreensão inicial sobre saúde mental e transtornos mentais, e sobre o papel da escola e do professor na promoção da saúde mental e prevenção dos transtornos mentais.
Identificar como ocorrem as relações interpessoais entre professores, alunos e suas famílias nos contextos educacionais, ressaltando a importância destas no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno;
Abordar a problemática do fracasso escolar de maneira crítica, levando em consideração seus diferentes aspectos e as principais teorias que oferecem uma explicação para o fenômeno.
Articular o conteúdo com a temática do Ciclo I: Os sujeitos fazedores de história e com o Prointer III.
Ementa
A conceituação de saúde mental. A prevenção de transtornos mentais e a promoção da saúde mental nos espaços escolares. Os transtornos globais do desenvolvimento e os transtornos de aprendizagem. A influência das relações interpessoais e dos diferentes fatores psicossociais na aprendizagem e desenvolvimento humano.
PROGRAMA
Unidade I: SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO
1.1 A conceituação de saúde-doença
1.2 Saúde mental: questões teóricas e conceituais
1.3 Saúde mental na escola
1.4 A relação entre desenvolvimento humano, aprendizagem e saúde mental
Unidade II: A DISCUSSÃO SOBRE OS TRANSTORNOS MENTAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES
2.1 Considerações gerais sobre os Transtornos globais do desenvolvimento
2.1.1. O Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
2.1.2. O Transtorno do Espectro Autista
Unidade III: FATORES PSICOSSOCIAIS E CONTEXTUAIS IMPLICADOS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
3.1 Distinção entre dificuldades, transtornos e distúrbios de aprendizagem
3.2 Transtornos de aprendizagem em leitura: Dislexia
3.3 Transtornos de aprendizagem em escrita: Disgrafia e disortografia
3.4 Transtornos de aprendizagem em matemática: discalculia
Unidade IV: AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COMO COMPONENTES DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
4.1 A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva
4.2 O bullying no cotidiano escolar
4.3 Disciplina e indisciplina na sala de aula
4.4 A interação família-escola e os processos de socialização
4.5 O fracasso escolar como realidade ou produção
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FIORENTINI, D. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2010.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. 3 vol. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: BNCC. 2. ed. Brasília, DF, [s.n.], 2016.
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2000.
FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MACHADO, N. J. Matemática e realidade: análise dos pressupostos que fundamentam o ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 2005.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 15:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0783618 |