UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Termodinâmica Química

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

A disciplina tem como finalidade desenvolver os conceitos fundamentais da termodinâmica. No decorrer do curso o aluno deverá ser capaz de descrever de forma qualitativa e quantitativa processos físicos e químicos, construir modelos teóricos, fazer previsões de fenômenos e estabelecer uma relação entre os conceitos termodinâmicos, a direção natural de fenômenos físicos e químicos e a condição de equilíbrio.

 

Ementa

Introdução à físico química. Comportamento dos gases: Gás perfeito e gás real. Primeira lei da termodinâmica: Conservação da energia, transferência de energia na forma de calor e de trabalho e suas aplicações. Segunda lei da termodinâmica: O conceito de entropia, a direção natural do processo físicos e químicos. Terceira lei da termodinâmica. Energia livre de Gibbs e Helmholtz. Relações de Maxwell.Potencial químico. Fugacidade.

 

PROGRAMA

  1. Introdução à Físico química:Estrutura e propriedades da matéria. Energia e a relação entre propriedades microscópicas e macroscópicas da matéria.

  2. Comportamento dos gases: Gases perfeitos e a equação de estado dos gases perfeitos. Gases reais, Desvios da idealidade, Construção de um modelo para considerar às interações intermoleculares, Equação de Van der waals, Equação de Virial.

  3. Primeira lei da Termodinâmica: Calor e trabalho, Formulação da primeira lei da termodinâmica, Definição e interpretação molecular da Energia Interna, Trabalho de expansão, Trabalho contra pressão constante, Processos reversíveis, Processos isotérmicos, Transferência de energia na forma de calor, Capacidade calorífica, Entalpia, Calorimetria, Termoquímica, Efeito Joule-Thomson, Processos adiabáticos.

  4. Segunda e terceiras Leis da termodinâmica:Definição de entropia, Ciclo de Carnot, Desigualdade de Clausius, Mudanças de entropia: no processo de expansão, transformação de fase e regra de Trouton, Mudança de entropia sob aquecimento, Medidas de entropia e a terceira lei da termodinâmica.

  5. Energia Livre de Gibbs e Helmholtz: Definição de Energia Livre de Gibbs, Definição de Energia Livre de Helmholtz, Critérios de espontaneidade, Trabalho máximo, Energia Livre de formação, Combinando a primeira e a segunda leis da termodinâmica, Relações de Maxwell, Mudanças da Energia Livre de Gibbs com a temperatura e com a pressão.

  6. Potencial químico

  7. Fugacidade

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[1] ATKINS, P.W.; PAULA, J. Físico química. 8. ed.  Rio de Janeiro: LTC, 2008. 2 v.

[2] CASTELLAN, G.W. Fundamentos de físico química. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

[3] LEVINE, I. N. Físico-química. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v. 1.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

[1] ATKINS, P. W. Físico química-fundamentos. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

[2] BALL, D. W. Físico-química. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. v. 1.

[3] MOORE, W. J. Físico química. 4.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. 2 v.

[4] ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida Moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

[5] McQUARRIE, D. A. Physical chemistry: a molecular approach. Sausalito: University Science Books, 1997.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 16:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 15/10/2018, às 16:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0765434 e o código CRC 6DCDA419.




Referência: Processo nº 23117.037963/2018-94 SEI nº 0765434