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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Práticas Pedagógicas em Instituições Sociais Não Escolares |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Discutir sobre a questão da educação não escolar partir da realidade de hoje e das mudanças provocadas na educação pelo desenvolvimento sócio- cultural e tecnológico dos dias atuais.
Apresentar uma postura consciente e crítica diante do imperativo de estender a todas as camadas da sociedade a possibilidade de acesso à educação.
Aplicar a fundamentação teórica abordada no curso para planejar e executar ações na educação não escolar.
Identificar e aplicar princípios de uma educação sócio – progressista nos projetos de educação não escolar.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 3: Práticas Transformadoras
Ementa
A Educação não escolar: conceito e função sócio-educacional A Pedagogia em ambientes não-escolares. As dimensões do trabalho pedagógico em espaços não escolares: pedagogia social de rua; pedagogia em ambientes empresariais, projetos sociais; ONGs; pedagogia hospitalar. Pedagogias sociais: projetos e ações. Educação sócio-progressista.
PROGRAMA
Unidade I: Conceituação e contextualização das instituições sociais não escolares
1.1 A Educação não escolar no quadro da legislação brasileira de educação.
1.2 Função sócio-educacional de instituições não escolares.
Unidade II: Educação não escolar e cidadania
2.1 Lugares da educação
2.2 Educação, questões sociais e terceiro setor
2.3 As instituições de formação profissionalizante: SENAI/ SESI / SENAC/SESC.
2.4 Mapeamento das Instituições Sociais na atualidade
Unidade III: A pedagogia em ambientes não escolares
3.1 A atuação do pedagogo em instituições sociais não escolares
3.2 O papel do Pedagogo como educador de rua
3.3 Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável: ações pedagógicas possíveis
3.4 Pedagogo Empresarial: um novo campo de atuação
Unidade IV: Um projeto para instituição social não escolar – aprender fazendo
4.1 Educação sócio-progressista
4.2 Elaboração e execução de um projeto social não escolar
4.3 Avaliação do projeto
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
GENTILI, P; FRIGOTTO, G. (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 5. ed. São Paulo; Buenos Aires : Cortez : CLACSO, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
SILVA. R. B. Educação comunitária além do estado e do mercado? São Paulo: Autores Associados, 2003.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754583 |