UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Práticas Pedagógicas em Instituições Sociais Não Escolares

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Ementa

A Educação não escolar: conceito e função sócio-educacional A Pedagogia em ambientes não-escolares. As dimensões do trabalho pedagógico em espaços não escolares: pedagogia social de rua; pedagogia em ambientes empresariais, projetos sociais; ONGs; pedagogia hospitalar. Pedagogias sociais: projetos e ações.  Educação sócio-progressista.

 

PROGRAMA

Unidade I: Conceituação e contextualização das instituições sociais não escolares

1.1  A Educação não escolar no quadro da legislação brasileira de educação.

1.2  Função sócio-educacional de instituições não escolares.

Unidade II: Educação não escolar e cidadania

2.1 Lugares da educação

2.2 Educação, questões sociais e terceiro setor

2.3 As instituições de formação profissionalizante: SENAI/ SESI / SENAC/SESC.

2.4 Mapeamento das Instituições Sociais na atualidade 

Unidade III: A pedagogia em ambientes não escolares

3.1 A atuação do pedagogo em instituições sociais não escolares

3.2 O papel do Pedagogo como educador de rua

3.3 Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável: ações pedagógicas possíveis

3.4 Pedagogo Empresarial: um novo campo de atuação

Unidade IV: Um projeto para instituição social não escolar – aprender fazendo

4.1 Educação sócio-progressista

4.2 Elaboração e execução de um projeto social não escolar

4.3 Avaliação do projeto

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GENTILI, P; FRIGOTTO, G. (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 5. ed. São Paulo; Buenos Aires : Cortez : CLACSO, 2011. 

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MARTIN-BARBERO, JDos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.  

SILVA. R. B. Educação comunitária além do estado e do mercado? São Paulo: Autores Associados, 2003.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754583