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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Gestão Democrática da Escola |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Formar o educador com uma base teórica sólida na área gestão escolar na perspectiva democrática.
Compreender a gestão democrática como etapa do processo de democratização da educação brasileira e dos sistemas educacionais.
Possibilitar a compreensão crítica do processo de institucionalização da gestão democrática no contexto das políticas públicas educacionais.
Analisar a organização e a gestão escolar, considerando os mecanismos de participação e de democratização.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo: Diálogos Interculturais e PROINTER V
Ementa
Gestão democrática como construto teórico. Gestão democrática e políticas públicas educacionais. Gestão democrática como etapa do processo de democratização da educação brasileira e dos sistemas educacionais. Gestão democrática e o controle social de políticas educacionais: os conselhos gestores. Os desafios à realização da gestão democrática na escola. Projeto pedagógico como eixo integrador da gestão escolar na perspectiva democrática. Organização e gestão escolar numa perspectiva democrática. Mecanismos de participação e gestão democrática: processos de escolha de dirigentes educacionais, conselho escolar e grêmio estudantil na gestão democrática da escola.
PROGRAMA
Unidade I: Gestão democrática: um conceito em construção
1.1 As origens da gerência e principais efeitos da gerência científica
1.2 Diferentes concepções de administração educacional
1.3 Matrizes teóricas da administração escolar no Brasil
1.4 Tendências atuais da administração escolar no Brasil
1.5 Gestão democrática como construto teórico
Unidade II: Gestão democrática e políticas públicas educacionais
2.1 Estado, sociedade e gestão democrática
2.2 Gestão democrática como etapa do processo de democratização da educação brasileira e dos sistemas educacionais
2.3 A institucionalização da gestão democrática e as políticas públicas
2.4 Da gestão democrática como diretriz de política pública ao controle social de políticas educacionais: os conselhos gestores
Unidade III: Gestão democrática da escola
3.1 A escola como local de trabalho
3.2 Os desafios à realização da gestão democrática na escola.
3.3 Planejamento do trabalho escolar e o projeto político pedagógico
3.4 Elaboração e implementação do projeto pedagógico como eixo integrador da gestão escolar
3.5 Autonomia escolar e o papel do Projeto Político Pedagógico
Unidade IV: Organização e gestão escolar numa perspectiva democrática
4.1 Mecanismos de participação e gestão democrática: processos de escolha de dirigentes educacionais
4.2 O papel do conselho escolar e do grêmio estudantil na gestão democrática da escola
4.3 A organização geral do trabalho escolar: a estrutura organizacional da escola
4.4 Gestão democrática da escola e participação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.
LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FERREIRA, E.; OLIVEIRA, D. A. Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
SHIROMA, E. O. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0753756 |