UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Ensino de Química Analítica

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Geral:   Fornecer subsídios ao estudante para o conhecimento e entendimento de tendências, processos e estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Analítica

Específicos: Utilizar atividades experimentais como um recurso didático importante para a construção de conhecimentos. Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais capazes de atender as necessidades do ensino da Química Analítica na escola básica.

 

Ementa

Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Analítica. Formalismos matemáticos no ensino e na aprendizagem dos conteúdos da Química Analítica. A resolução de problemas como estratégia metodológica. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Analítica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico.

 

PROGRAMA

  1. Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Analítica: Buscar em livros e periódicos propostas pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Química Analítica

  2. Formalismos matemáticos no ensino e na aprendizagem dos conteúdos da Química analítica (limites e possibilidades metodológicas): Debater a necessidade dos formalismos matemáticos dos conteúdos da Química analítica, promovendo

  3. A resolução de problemas como estratégia metodológica: Debater sobre a metodologia da resolução de problemas na perspectiva de estabelecer subsídios didático-pedagógicos para com bases na investigação e resolução de situações problemáicas

  4.  Análise de livros didáticos de Química da Educação básica: analisar nos livros didáticos da educação básica como os conteúdos relativos à Química Analítica estão organizados e quais são as principais perspectivas apresentadas neste materiais.

  5. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Analítica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico: Socialização e avaliação dos planejamentos e/ou materiais didáticos produzidos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de química analítica. 9. ed. São Paulo: Thomson, 2015.

POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003

MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.

SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.,

CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2006. 438 p.

CUNHA JUNIOR, H. Tecnologia Africana na Formação Brasileira. RJ: CEAP, 2010.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

 

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0756586