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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Ensino de Química Analítica |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Geral: Fornecer subsídios ao estudante para o conhecimento e entendimento de tendências, processos e estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Analítica
Específicos: Utilizar atividades experimentais como um recurso didático importante para a construção de conhecimentos. Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais capazes de atender as necessidades do ensino da Química Analítica na escola básica.
Ementa
Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Analítica. Formalismos matemáticos no ensino e na aprendizagem dos conteúdos da Química Analítica. A resolução de problemas como estratégia metodológica. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Analítica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico.
PROGRAMA
Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Analítica: Buscar em livros e periódicos propostas pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Química Analítica
Formalismos matemáticos no ensino e na aprendizagem dos conteúdos da Química analítica (limites e possibilidades metodológicas): Debater a necessidade dos formalismos matemáticos dos conteúdos da Química analítica, promovendo
A resolução de problemas como estratégia metodológica: Debater sobre a metodologia da resolução de problemas na perspectiva de estabelecer subsídios didático-pedagógicos para com bases na investigação e resolução de situações problemáicas
Análise de livros didáticos de Química da Educação básica: analisar nos livros didáticos da educação básica como os conteúdos relativos à Química Analítica estão organizados e quais são as principais perspectivas apresentadas neste materiais.
Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Analítica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico: Socialização e avaliação dos planejamentos e/ou materiais didáticos produzidos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de química analítica. 9. ed. São Paulo: Thomson, 2015.
POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003
MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.
SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.,
CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2006. 438 p.
CUNHA JUNIOR, H. Tecnologia Africana na Formação Brasileira. RJ: CEAP, 2010.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
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Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0756586 e o código CRC AC9E7330. |
Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0756586 |