UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Corpo e Sexualidade

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Objetivos específicos:

Ementa

História da sexualidade. Desenvolvimento psicossexual. Corpo, gênero e sexualidade. Sexualidade e orientação sexual. Sexualidade e práxis pedagógica.

 

PROGRAMA

Unidade I: História da sexualidade

1.1 Crenças, valores, mitos, comportamentos e estereótipos sexuais

1.2 Distinção entre sexo e sexualidade

1.3 Gênero e sexualidade

1.4 Sentidos e significados da sexualidade

Unidade II:  Sexualidade na infância e na adolescência

2.1 Desenvolvimento psicossexual

2.2 Identidade e orientação sexual

2.3  Manifestações da sexualidade

Unidade III: Corpo(s) e sexualidade(s)

3.1 Conceito(s) de corpo(s)

3.2 Práticas de controle social e normalização

3.3 Vivências corporais: prazer e pecado

3.4 O corpo no espaço escolar

Unidade IV: As relações entre corpo, sexualidade e educação: repercussões na prática escolar 

4.1 Práticas e propostas pedagógicas

4.2 Desafios, possibilidades e perspectivas 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORBIN, A.; COURTINE, J. J.; VIGARELLO, G. História do corpo. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 

FOUCAULT, M. História da sexualidade. 13. ed. São Paulo: Graal, 2010.

KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2001.   

LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 

LOURO, G. L; FELIPE, J; GOELLNER, S. V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DEL PRIORE, M. (Org.). História das mulheres no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 

FREUD, S.  História de uma neurose infantil: o homem dos lobos, além do princípio do prazer e outros textos: 1917-1920. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 

FURLANI, J. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. GRANDO, B. S. (Org.). Corpo, educação e cultura: práticas sociais e maneiras de ser. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2009. 

LE BRETON, D. Antropologia do corpo e modernidade. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 

MATTHIESEN, S. Q. A educação em Wilhelm Reich: da psicanálise à pedagogia econômico-sexual. São Paulo: Ed. da UNESP, 2005.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0753342 e o código CRC 506C7AA8.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0753342