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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Seminário Institucional das Licenciaturas |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 60 |
CH TOTAL: 90 |
OBJETIVOS
Socializar as experiências e resultados alcançados nos seis Projetos Interdisciplinares (PROINTER) do curso de Pedagogia, organizados em: I- Identidade, II- Linguagem, III- Matemática, IV- Educação Infantil, V- Ensino Fundamental e VI- Arte, cultura e educação.
Promover a articulação entre teoria e prática, com base na apresentação dos trabalhos produzidos ao longo dos seis PROINTER: memoriais, diários reflexivos/ensaio, artigos, projetos pedagógicos, exposição, espetáculo ou mostra.
Promover debates acerca dos conhecimentos produzidos pelos/as estudantes e docentes da educação básica e da universidade, a partir de seus múltiplos interesses, culturas, saberes e dimensões, considerando-se o conteúdo das temáticas dos três Ciclos de formação do curso de Pedagogia e aos PROINTER e demais elementos do eixo da práxis.
Construir, ao longo da organização e realização do SEILIC, um diálogo profícuo e constante com os estágios supervisionados e atividades de extensão e pesquisa.
Refletir, junto ao compósito dos trabalhos produzidos nos PROINTER, em consonância com outros elementos da práxis educativa do curso de Pedagogia, as possíveis relações que se estabeleceram entre a universidade, a escola e a sociedade em geral; sobretudo, os saberes acadêmicos e os comunitários, ressaltando os enfrentamentos, os desafios e as perspectivas.
Realizar rodas de conversa para estabelecer diálogos entre professores/estudantes na perspectiva de construção dos temas dos TCCs como fruto da construção do eixo da práxis.
Sistematizar, por meio de trabalho crítico escrito, as análises desenvolvidas ao longo dos PROINTERs.
Articular o SEILIC aos Ciclos de formação do curso.
Ementa
Seminário – ideias e concepções; socialização das experiências e resultados alcançados nos seis Projetos Interdisciplinares – PROINTER do curso de Pedagogia, organizados em: I- Identidade, II- Linguagem, III- Matemática, IV- Educação Infantil, V- Ensino Fundamental e VI- Arte, cultura e educação e os conteúdos das temáticas dos três Ciclos do curso de Pedagogia, articuladores das disciplinas do currículo: Ciclo I: pessoas fazedoras de história, Ciclo II: Diálogos interculturais e Ciclo III: Tempos e espaços de formação; atividades, discussões e reflexões coletivas que favoreçam o conhecimento do que está sendo produzido acerca do ambiente escolar, assim como dos desafios, dificuldades e perspectivas, analisando-se os variados instrumentos de pesquisa utilizados pelos/as graduandos/as e as diferenciadas metodologias de planejamento da práxis pedagógica, além de ressaltar a relação dos conhecimentos acadêmicos e os comunitários como protagonistas do mesmo processo.
PROGRAMA
Unidade I: Sistematização das ações realizadas no PROINTER I, II, III, IV, V, VI
1.1 Da prática à práxis docente
1.2 Narrativas orais e escritas
1.3 Produção de artigos, resumos expandidos, paper.
Unidade II: Organização do Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC
2.1 O que é um Seminário – concepções
2.2 A concepção do SEILIC
Unidade III: Comunicação das produções dos estudantes
3.1 Roda de conversa – diálogos e reflexões acerca da prática pedagógica
3.2 Apresentação de pôster
3.3 Comunicação oral
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
LIBÂNEO, José Carlos. TOSCHI, João Ferreira Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo Cortez, 2012.
MARCONI, Marina de Andrade Marconi; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimentos científico; métodos científicos; teoria, hipóteses; metodologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15.ed. Rio de Janeiro: paz e terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31.ed. Rio de Janeiro: paz e terra, 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754383 |