UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Seminário Institucional das Licenciaturas

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

60

CH TOTAL:

90

 

OBJETIVOS

Ementa

Seminário – ideias e concepções; socialização das experiências e resultados alcançados nos seis Projetos Interdisciplinares – PROINTER do curso de Pedagogia, organizados em: I- Identidade, II- Linguagem, III- Matemática, IV- Educação Infantil, V- Ensino Fundamental e VI- Arte, cultura e educação e os conteúdos das temáticas dos três Ciclos do curso de Pedagogia, articuladores das disciplinas do currículo:  Ciclo I: pessoas fazedoras de história, Ciclo II: Diálogos interculturais e Ciclo III: Tempos e espaços de formação; atividades, discussões e reflexões coletivas que favoreçam o conhecimento do que está sendo produzido acerca do ambiente escolar, assim como dos desafios, dificuldades e perspectivas, analisando-se os variados instrumentos de pesquisa utilizados pelos/as graduandos/as e as diferenciadas metodologias de planejamento da práxis pedagógica, além de ressaltar a relação dos conhecimentos acadêmicos e os comunitários como protagonistas do mesmo processo.

 

PROGRAMA

Unidade I: Sistematização das ações realizadas no PROINTER I, II, III, IV, V, VI

1.1  Da prática à práxis docente

1.2 Narrativas orais e escritas

1.3 Produção de artigos, resumos expandidos, paper.

Unidade II: Organização do Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC

2.1 O que é um Seminário – concepções

2.2 A concepção do SEILIC

Unidade III: Comunicação das produções dos estudantes

3.1 Roda de conversa – diálogos e reflexões acerca da prática pedagógica

3.2 Apresentação de pôster

3.3 Comunicação oral

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.

LIBÂNEO, José Carlos. TOSCHI, João Ferreira Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo Cortez, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade Marconi; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimentos científico; métodos científicos; teoria, hipóteses; metodologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15.ed. Rio de Janeiro: paz e terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31.ed. Rio de Janeiro: paz e terra, 2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0754383 e o código CRC CD09245A.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754383