UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Trabalho de Conclusão de Curso

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

15

CH TOTAL PRÁTICA:

45

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Estimular a capacidade investigativa do futuro professor de Química, integrando o conhecimento e consequentes habilidades desenvolvidas no percurso acadêmico, para que possa aplicá-los, de forma consciente, contribuindo para a sua formação profissional e científica.

Objetivos específicos:Desenvolver a capacidade investigativa e argumentativa do aluno, sobre a temática abordada, de maneira fundamentada e coerente com as experiências vivenciadas durante sua formação inicial e, proporcionar o convívio entre estudantes e profissionais dasdiferentes áreas da Química, contribuindo para a sua formação profissional e científica.

 

Ementa

Elaboração de um texto de teor científico, envolvendo processos e/ou resultando em produtos que atendam a necessidades práticas como, por exemplo, a apresentação de propostas viáveis ou outras sugestões que possam concorrer para a melhoria de qualidade da área de ensino de Química ou da ação relatada.

 

PROGRAMA

  1. Desenvolvimento da pesquisa científica, cujas etapas, sempre realizadas sob orientação acadêmica e de acordo com o prazo estabelecido pela instituição para execução do projeto.

  2. Apresentação da monografia, como etapa final do Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de texto escrito e defesa oral perante a Comissão Avaliadora, que é composta pelo professor orientador e dois professores examinadores.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2003. 285 p.

MARTINS JUNIOR, J. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 247 p.

SANTOS, C. R. Monografias científicas: TCC, dissertação, tese. São Paulo: Avercamp, 2005. 140 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROS, A. J. S. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007. 158 p.

BASTOS, C. L. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 111 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

MASSI, L. Iniciação científica no ensino superior: funcionamento e contribuições. Campinas: Átomo, 2010. 135 p. 

OLIVEIRA, J. R. S. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas: Átomo, 2007. 109 p.

 

aprovação

 

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0758156 e o código CRC B0766A59.




Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0758156