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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Trabalho de Conclusão de Curso |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 15 |
CH TOTAL PRÁTICA: 45 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Estimular a capacidade investigativa do futuro professor de Química, integrando o conhecimento e consequentes habilidades desenvolvidas no percurso acadêmico, para que possa aplicá-los, de forma consciente, contribuindo para a sua formação profissional e científica.
Objetivos específicos:Desenvolver a capacidade investigativa e argumentativa do aluno, sobre a temática abordada, de maneira fundamentada e coerente com as experiências vivenciadas durante sua formação inicial e, proporcionar o convívio entre estudantes e profissionais dasdiferentes áreas da Química, contribuindo para a sua formação profissional e científica.
Ementa
Elaboração de um texto de teor científico, envolvendo processos e/ou resultando em produtos que atendam a necessidades práticas como, por exemplo, a apresentação de propostas viáveis ou outras sugestões que possam concorrer para a melhoria de qualidade da área de ensino de Química ou da ação relatada.
PROGRAMA
Desenvolvimento da pesquisa científica, cujas etapas, sempre realizadas sob orientação acadêmica e de acordo com o prazo estabelecido pela instituição para execução do projeto.
Apresentação da monografia, como etapa final do Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de texto escrito e defesa oral perante a Comissão Avaliadora, que é composta pelo professor orientador e dois professores examinadores.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2003. 285 p.
MARTINS JUNIOR, J. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 247 p.
SANTOS, C. R. Monografias científicas: TCC, dissertação, tese. São Paulo: Avercamp, 2005. 140 p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARROS, A. J. S. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007. 158 p.
BASTOS, C. L. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 111 p.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.
MASSI, L. Iniciação científica no ensino superior: funcionamento e contribuições. Campinas: Átomo, 2010. 135 p.
OLIVEIRA, J. R. S. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas: Átomo, 2007. 109 p.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0758156 |