UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Antropologia Cultural

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Estabelecer a pertinência do diálogo entre educação e Antropologia, uma área do conhecimento para a atividade pedagógica como expressão de culturas específicas e de processos históricos e sociais determinados. Introduzir os alunos no quadro conceitual e temático da Antropologia; Analisar alguns expoentes da literatura antropológica sobre ciclos de vida (especialmente sobre infância e juventude), diversidade cultural, multiculturalismo e interculturalidade na sociedade contemporânea na escola; Propor  modelos de interpretação e análise da instituição escola.

 

Ementa

As identidades culturais e suas singularidades. Reconhecimento do predomínio do cultural sobre o biológico. A disparidade de rapidez do desenvolvimento tecnológico e a dinâmica das nossas maneiras de pensar, agir e sentir. 

 

PROGRAMA

Unidade I: Antropologia enquanto ciência e o processo Educacional.

Unidade II: Respeito as diferenças culturais independentemente dos credos ideológicos da cultura formativa que faço parte. Heterogeneidade das Instituições escolares e o dispositivo determinista dos PCNs.

Unidade III: Singularidades regionais e a aldeia global.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOAS, F. Antropologia cultural. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, c1989.

GEERTZ, C. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.  

HARAWAY, D. J. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, [2009?].

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 22. ed. Rio de Janeiro: Zahar, c2008.  

LE BRETON, D. Antropologia do corpo e modernidade. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 

ROCHA, G. Antropologia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, W. N. Cultura negra e dominação. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2002.

CLASTRES, P. Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. São Paulo: CosacNaify, 2004. 

CERTEAU, M. A cultura no plural. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. .

LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988. .

LAPLANTINE, F. Antropologia da doença. São Paulo: Martins Fontes, 1991.  

LÉVI-STRAUSS, C. A antropologia diante dos problemas do mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. SHOHAT, E. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturismo e representação. São Paulo: CosacNaify, 2006.

WULF, C. Antropologia da educação. Campinas, SP: Alínea, 2005. 

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0752218