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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Antropologia Cultural |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 30 |
OBJETIVOS
Estabelecer a pertinência do diálogo entre educação e Antropologia, uma área do conhecimento para a atividade pedagógica como expressão de culturas específicas e de processos históricos e sociais determinados. Introduzir os alunos no quadro conceitual e temático da Antropologia; Analisar alguns expoentes da literatura antropológica sobre ciclos de vida (especialmente sobre infância e juventude), diversidade cultural, multiculturalismo e interculturalidade na sociedade contemporânea na escola; Propor modelos de interpretação e análise da instituição escola.
Ementa
As identidades culturais e suas singularidades. Reconhecimento do predomínio do cultural sobre o biológico. A disparidade de rapidez do desenvolvimento tecnológico e a dinâmica das nossas maneiras de pensar, agir e sentir.
PROGRAMA
Unidade I: Antropologia enquanto ciência e o processo Educacional.
Unidade II: Respeito as diferenças culturais independentemente dos credos ideológicos da cultura formativa que faço parte. Heterogeneidade das Instituições escolares e o dispositivo determinista dos PCNs.
Unidade III: Singularidades regionais e a aldeia global.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOAS, F. Antropologia cultural. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, c1989.
GEERTZ, C. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
HARAWAY, D. J. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, [2009?].
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 22. ed. Rio de Janeiro: Zahar, c2008.
LE BRETON, D. Antropologia do corpo e modernidade. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
ROCHA, G. Antropologia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARBOSA, W. N. Cultura negra e dominação. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2002.
CLASTRES, P. Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. São Paulo: CosacNaify, 2004.
CERTEAU, M. A cultura no plural. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. .
LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988. .
LAPLANTINE, F. Antropologia da doença. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LÉVI-STRAUSS, C. A antropologia diante dos problemas do mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. SHOHAT, E. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturismo e representação. São Paulo: CosacNaify, 2006.
WULF, C. Antropologia da educação. Campinas, SP: Alínea, 2005.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0752218 |