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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Psicologia da Educação |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa.
Objetivos Específicos:
- Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem;
- Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino.
- Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a educação;
- Compreender a possibilidade de aplicação, na educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.
Ementa
Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.
PROGRAMA
UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA
1.1 - A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica
1.2 – As relações entre a Psicologia e a Educação
1.3 – A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições
1.4 – A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens
UNIDADE II – CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR
2.1 - As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.
2.2 - Abordagem Comportamentalista: Skinner
2.3 - Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon
2.4 - Abordagem Psicanalítica: Freud
2.5 - Abordagem Humanista: Rogers
UNIDADE III – O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO
3.1 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança
3.2 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente
3.3 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto
3.4 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso
UNIDADE IV - AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS TEMÁTICAS DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL
4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva
4.2 – O bullying no cotidiano escolar
4.3 – Disciplina e indisciplina na sala de aula
4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização
4.5 – O fracasso escolar como realidade ou produção
4.6 – Patologização e Medicalização no contexto escolar
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de psicologia escolar. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do Desenvolvimento. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARRARA, Kester (org.) Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. SP: Avercamp, 2004.
COLL, César et all. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FONTANA, Roseli Aparecida Cação; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 8ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2006.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 12ª. ed. São Paulo: Editora Ícone, 2012.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira
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Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília, com o emprego de certificado digital emitido no âmbito da ICP-Brasil, com fundamento no art. 6º, caput, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0757173 e o código CRC BCB3C397. |
Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0757173 |