UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Psicologia da Educação

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa.

Objetivos Específicos:

- Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem;

- Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino.

- Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a educação;

- Compreender a possibilidade de aplicação, na educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

Ementa

Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.

PROGRAMA

UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

1.1 - A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica

1.2 – As relações entre a Psicologia e a Educação

1.3 – A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições

1.4 – A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens

 

UNIDADE II – CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR

2.1 - As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.

2.2 - Abordagem Comportamentalista: Skinner

2.3 - Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon

2.4 - Abordagem Psicanalítica: Freud

2.5 - Abordagem Humanista: Rogers

 

UNIDADE III – O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO

3.1 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança

3.2 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente

3.3 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto

3.4 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso

 

UNIDADE IV - AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS TEMÁTICAS DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva

4.2 – O bullying no cotidiano escolar

4.3 – Disciplina e indisciplina na sala de aula

4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização

4.5 – O fracasso escolar como realidade ou produção

4.6 – Patologização e Medicalização no contexto escolar

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de psicologia escolar. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2007.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do Desenvolvimento. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARRARA, Kester (org.) Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. SP: Avercamp, 2004.

COLL, César et all. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 8ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2006.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 12ª. ed. São Paulo: Editora Ícone, 2012.

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

 

Hélio Carlos Miranda de Oliveira​
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretor do Instituto de Ciências Humanas - ICHPO
Portaria R.500/2018

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília, com o emprego de certificado digital emitido no âmbito da ICP-Brasil, com fundamento no art. 6º, caput, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.
Nº de Série do Certificado: 1630240


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0757173