UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Projeto Interdisciplinar V

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

45

 

OBJETIVOS

Ementa

Práticas de alfabetização com enfoque na leitura e escrita numa perspectiva lúdica. Interdisciplinaridade: concepções e práticas. A organização dos espaços e construção de ambientes alfabetizadores. A seleção e utilização de livros didáticos. Brinquedoteca escolar e a formação do leitor/escritor. Alfabetização e as novas tecnologias digitais. O professor pesquisador e a produção de conhecimentos acerca das práticas de alfabetização.

PROGRAMA

Unidade I: Práticas de alfabetização: leitura e escrita em uma perspectiva lúdica

1.1 Práticas orais e escritas: o que oferecer às crianças no processo de alfabetização?

1.2 A leitura como prática social

1.3 Produção de textos escritos na escola: a linguagem em funcionamento

1.4 Jogos na alfabetização e variadas possibilidades de usos

1.5 A brinquedoteca escolar como espaço de formação do leitor /escritor

1.6 Livro didático: seleção e utilização

Unidade II: Interdisciplinaridade: concepções e práticas na alfabetização

2.1 Formas de organização do trabalho pedagógico interdisciplinar com enfoque na alfabetização

2.2 Sequências didáticas interdisciplinares

2.3 Projeto didático e interdisciplinaridade

Unidade III: Espaço, ambiente e tecnologias na alfabetização

3.1 A organização dos espaços e construção de ambientes alfabetizadores

3.1 Alfabetização e as novas tecnologias digitais: concepções e práticas

Unidade IV: A formação do professor pesquisador

4.1 O professor pesquisador e a produção de conhecimentos acerca das práticas de alfabetização

4.2 A sala de aula, suas relações e a prática educativa como objeto de pesquisa

4.3 Fontes e procedimentos de pesquisa

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2005.  

FAZENDA, I. Práticas interdisciplinares na escola. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AZEVEDO, A. C. P. Brinquedoteca no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3. ed. Campinas: Alínea, 2010. 

EGLÊ, F. Pedagogia da alfabetização: da oralidade à escrita. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. 

ROJO, R.; BATISTA, A. G. (Org.). Livro didático de língua portuguesa e cultura da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2003.          

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0783679 e o código CRC A54B9B2F.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0783679