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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Projeto Interdisciplinar V |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 |
CH TOTAL: 45 |
OBJETIVOS
Conhecer, analisar e planejar formas de organização do trabalho pedagógico como possibilidades de realização de um trabalho interdisciplinar, mais especificamente, por meio de sequências didáticas e projetos de ensino, com enfoque na alfabetização.
Compreender o conceito de interdisciplinaridade em interface com a ludicidade, e suas contribuições no processo de alfabetização.
Analisar práticas alfabetizadoras, reconhecendo e apreendendo os princípios pedagógicos subjacentes a elas.
Apropriar de conhecimentos didático-pedagógicos relativos ao processo de alfabetização, que possibilitem atuar com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Experenciar formas de intervenções pedagógicas significativas, com estratégias diversificadas com vistas a uma aprendizagem exitosa dos alfabetizandos.
Realizar estudos e debates sobre a organização dos espaços e construção de ambientes alfabetizadores.
Analisar e elencar critérios para a seleção e utilização de livros didáticos.
Planejar atividades com jogos didáticos para a alfabetização.
Reconhecer a brinquedoteca escolar com espaço de formação ao aluno leitor/escritor.
Explorar atividades de alfabetização que envolvam novas tecnologias digitais, com uso de computadores e internet.
Reconhecer a sala de aula, suas relações e as práticas educativas alfabetizadoras como espaço de pesquisa.
Desenvolver habilidades de estudos, de pesquisa e de produção de conhecimentos.
Diagnosticar e analisar as práticas educativas com o olhar de pesquisador.
Desenvolver o processo de iniciação científica, tomando as práticas em alfabetização como objeto de estudos.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 2: Diálogos Interculturais
Ementa
Práticas de alfabetização com enfoque na leitura e escrita numa perspectiva lúdica. Interdisciplinaridade: concepções e práticas. A organização dos espaços e construção de ambientes alfabetizadores. A seleção e utilização de livros didáticos. Brinquedoteca escolar e a formação do leitor/escritor. Alfabetização e as novas tecnologias digitais. O professor pesquisador e a produção de conhecimentos acerca das práticas de alfabetização.
PROGRAMA
Unidade I: Práticas de alfabetização: leitura e escrita em uma perspectiva lúdica
1.1 Práticas orais e escritas: o que oferecer às crianças no processo de alfabetização?
1.2 A leitura como prática social
1.3 Produção de textos escritos na escola: a linguagem em funcionamento
1.4 Jogos na alfabetização e variadas possibilidades de usos
1.5 A brinquedoteca escolar como espaço de formação do leitor /escritor
1.6 Livro didático: seleção e utilização
Unidade II: Interdisciplinaridade: concepções e práticas na alfabetização
2.1 Formas de organização do trabalho pedagógico interdisciplinar com enfoque na alfabetização
2.2 Sequências didáticas interdisciplinares
2.3 Projeto didático e interdisciplinaridade
Unidade III: Espaço, ambiente e tecnologias na alfabetização
3.1 A organização dos espaços e construção de ambientes alfabetizadores
3.1 Alfabetização e as novas tecnologias digitais: concepções e práticas
Unidade IV: A formação do professor pesquisador
4.1 O professor pesquisador e a produção de conhecimentos acerca das práticas de alfabetização
4.2 A sala de aula, suas relações e a prática educativa como objeto de pesquisa
4.3 Fontes e procedimentos de pesquisa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2005.
FAZENDA, I. Práticas interdisciplinares na escola. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AZEVEDO, A. C. P. Brinquedoteca no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3. ed. Campinas: Alínea, 2010.
EGLÊ, F. Pedagogia da alfabetização: da oralidade à escrita. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROJO, R.; BATISTA, A. G. (Org.). Livro didático de língua portuguesa e cultura da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0783679 |