UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Filosofia da Educação II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Ementa

Estudo do conhecimento filosófico presente nas concepções educacionais brasileiras. A originalidade da filosofia no Brasil e suas influências na educação. Teorias críticas e não críticas presentes no pensamento filosófico brasileiro, considerando-se a educação como fato histórico, político, social e cultural.

 

PROGRAMA

Unidade I:  As concepções críticas que influenciaram na formação do pensamento educacional brasileiro

1.1 Pedagogia Tecnicista, Concepção Analítica e Visão Crítico-Reprodutivista

1.2 Ensaios Contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar a prática educativa

Unidade II: As concepções contemporâneas que influenciaram na formação do pensamento educacional brasileiro 

2.1 A temática Político-Educacional no Discurso Filosófico Brasileiro da Atualidade

2.2  A tradição metafísica clássica;

2.3  As correntes neopositivistas e a temática político-educacional;

2.4 As tendências transpositivistas: educação e aprendizagem

2.5 A fundamentação antropológica do discurso político-educacional nas tendências vinculadas à tradição subjetivista;

2.6 A fenomenologia e a estética da existência;

2.7 Os neo-humanismos e a fundamentação antropológica da educação;

2.8 A arqueogenealogia e a tematização do cotidiano;

2.9 O culturalismo: a ênfase na história e o lugar do político

2.10 As correntes dialéticas e a priorização do político.

2.11 Visita ao museu antropológico da USP.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GHIRALDELLI JR., P. (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.  pelas constituições. Belo Horizonte: Mazza, 2014. 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FREIRE, P. Educação e mudança. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.  

LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.

SANTOS, J. L. dos. O Que é Cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PALMER, J. 50 grandes educadores: de Confúcio a Dewey. São Paulo: Contexto, 2005.

PALMER, J. 50 grandes educadores modernos: de Piaget a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2005.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0751600 e o código CRC 7775F5AA.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0751600