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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Filosofia da Educação II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Promover a análise das principais tendências e correntes da filosofia da educação brasileira.
Identificar os pressupostos filosóficos que fundamentam as várias teorias e práticas pedagógicas da educação brasileira.
Incentivar o futuro educador, a partir da reflexão-ação, a uma práxis pedagógica libertadora, crítica e reflexiva.
Articular o conteúdo com a temática do Ciclo “Diálogos Interculturais”, bem como o Prointer IV: Educação Infantil.
Ao estudar o Pensamento Filosófico Brasileiro, o estudante passa a compreender os vínculos das teorias pedagógicas com as grandes matrizes teóricas que sustentam as práticas. Portanto ao estudar o pensamento filosófico, o futuro pedagogo terá condição de estabelecer relações, tanto crítica, quanto reflexiva, no âmbito da teoria e da prática da educação.
Ementa
Estudo do conhecimento filosófico presente nas concepções educacionais brasileiras. A originalidade da filosofia no Brasil e suas influências na educação. Teorias críticas e não críticas presentes no pensamento filosófico brasileiro, considerando-se a educação como fato histórico, político, social e cultural.
PROGRAMA
Unidade I: As concepções críticas que influenciaram na formação do pensamento educacional brasileiro
1.1 Pedagogia Tecnicista, Concepção Analítica e Visão Crítico-Reprodutivista
1.2 Ensaios Contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar a prática educativa
Unidade II: As concepções contemporâneas que influenciaram na formação do pensamento educacional brasileiro
2.1 A temática Político-Educacional no Discurso Filosófico Brasileiro da Atualidade
2.2 A tradição metafísica clássica;
2.3 As correntes neopositivistas e a temática político-educacional;
2.4 As tendências transpositivistas: educação e aprendizagem
2.5 A fundamentação antropológica do discurso político-educacional nas tendências vinculadas à tradição subjetivista;
2.6 A fenomenologia e a estética da existência;
2.7 Os neo-humanismos e a fundamentação antropológica da educação;
2.8 A arqueogenealogia e a tematização do cotidiano;
2.9 O culturalismo: a ênfase na história e o lugar do político
2.10 As correntes dialéticas e a priorização do político.
2.11 Visita ao museu antropológico da USP.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GHIRALDELLI JR., P. (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. pelas constituições. Belo Horizonte: Mazza, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, P. Educação e mudança. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.
SANTOS, J. L. dos. O Que é Cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PALMER, J. 50 grandes educadores: de Confúcio a Dewey. São Paulo: Contexto, 2005.
PALMER, J. 50 grandes educadores modernos: de Piaget a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2005.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0751600 |