UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação de Jovens e Adultos

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

45

 

OBJETIVOS

Ementa

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na legislação educacional e nas políticas públicas do Brasil contemporâneo. A EJA no âmbito do ensino fundamental compreendida como educação ao longo da vida. Especificidades da formação dos educadores e da prática pedagógica na EJA.

PROGRAMA

Unidade I: Legislação e políticas públicas para a educação de pessoas jovens e adultas no Brasil

1.1 A EJA no contexto da educação brasileira e o analfabetismo no Brasil

Unidade II: O legado da Educação Popular

2.1 Princípios da alfabetização de adultos legados por Paulo Freire

Unidade III: Experiências atuais na educação de pessoas jovens e adultas

3.1 Vivência em espaços educacionais e proposta de intervenção

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARRAHER T.; SCHLIEMANN, A.; CARRAHER, D. Na vida dez, na escola zero. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006.  

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.   .

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (Org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, M. R. N. R. Educação de jovens e adultos. São Paulo: Parábola, 2008.

BEISIEGEL, C. R. Paulo Freire. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010. Disponível em: < https://goo.gl/HgLnye>. Acesso em: 03 abr. 2018. 

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos: parecer CEB n. 11 de 10 de maio de 2000. Disponível em: < https://goo.gl/sTa4uL >. Acesso: 03 abr. 2018.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.  

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. MOURA, T. M. M. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos. 3. ed. Maceió: EDUFAL, 2008.

RIBEIRO, V. M. Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0783650