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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Educação de Jovens e Adultos |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 |
CH TOTAL: 45 |
OBJETIVOS
Conhecer a legislação educacional e as políticas públicas para a educação de pessoas jovens e adultas no Brasil contemporâneo;
Compreender os princípios fundamentais para a educação de pessoas jovens e adultas propostos por Paulo Freire;
Experienciar e analisar a atual educação de pessoas jovens e adultas em espaços escolares e outros espaços educativos;
Elaborar e desenvolver práticas para a alfabetização de pessoas jovens e adultas em espaços educacionais.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 2 – Diálogos Interculturais
Ementa
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na legislação educacional e nas políticas públicas do Brasil contemporâneo. A EJA no âmbito do ensino fundamental compreendida como educação ao longo da vida. Especificidades da formação dos educadores e da prática pedagógica na EJA.
PROGRAMA
Unidade I: Legislação e políticas públicas para a educação de pessoas jovens e adultas no Brasil
1.1 A EJA no contexto da educação brasileira e o analfabetismo no Brasil
Unidade II: O legado da Educação Popular
2.1 Princípios da alfabetização de adultos legados por Paulo Freire
Unidade III: Experiências atuais na educação de pessoas jovens e adultas
3.1 Vivência em espaços educacionais e proposta de intervenção
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARRAHER T.; SCHLIEMANN, A.; CARRAHER, D. Na vida dez, na escola zero. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008. .
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (Org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, M. R. N. R. Educação de jovens e adultos. São Paulo: Parábola, 2008.
BEISIEGEL, C. R. Paulo Freire. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010. Disponível em: < https://goo.gl/HgLnye>. Acesso em: 03 abr. 2018.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos: parecer CEB n. 11 de 10 de maio de 2000. Disponível em: < https://goo.gl/sTa4uL >. Acesso: 03 abr. 2018.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. MOURA, T. M. M. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos. 3. ed. Maceió: EDUFAL, 2008.
RIBEIRO, V. M. Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0783650 e o código CRC A61F9FBA. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0783650 |