UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Pesquisa em Educação 

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Ementa

Pesquisa educacional: teorias e concepções. Desafios da realidade atual no campo da pesquisa educacional. Pré-requisitos lógicos do trabalho científico (método científico de pesquisa). Concepção e elaboração de trabalhos científicos. Metodologia da pesquisa científica: características e procedimentos de pesquisa em educação. O planejamento da pesquisa. O projeto de pesquisa. O problema da pesquisa e sua formulação. Coleta de dados. Análise e interpretação de dados. Elaboração de projeto de pesquisa.

 

PROGRAMA

Unidade I: A pesquisa educacional.

1.1 As principais correntes filosóficas que orientam as pesquisas: Positivismo; Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético.

1.2 Desafios da realidade educacional.

Unidade III: A construção do saber científico

2.1 Filosofia da ciência: abordagem histórico-filosófica do desenvolvimento da ciência.

2.2 O conhecimento do senso-comum, filosófico, teológico e científico

2.3 Raciocínio dedutivo, indutivo e dialético.

2.4 A ciência e a ideologia.

Unidade III: Método científico de pesquisa: o processo de pesquisa

3,1 O planejamento da pesquisa.

3.2 As etapas da pesquisa

3.3 O projeto de pesquisa.

3.4 O problema da pesquisa e sua formulação.

3.5 Coleta de dados.

3.6 Análise e interpretação de dados.

3.7 Elaboração do projeto de pesquisa.

Unidade IV: Tipos de pesquisa em educação: características e procedimentos metodológicos

4.1 Modalidades e metodologias de pesquisa científica
4.2 Pesquisas qualitativas e quantitativas.

4.3 Pesquisa etnográfica
4.4 Pesquisa-ação

4.5 Pesquisa participante

4.6 História Oral
4.7 Estudo de caso

4.8 A entrevista

4.9 A observação

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000.                                        

FAZENDA, I. C. A. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2004. 

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1980. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.  

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. 

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.  .

SANTOS FILHO, J. C.; SANCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995. 

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0783689