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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Pesquisa em Educação |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Identificar as correntes filosóficas que orientam as pesquisas;
Oferecer bases teóricas e operacionais quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa científica no campo da Educação, tendo em vista a aplicação de conceitos básicos da pesquisa assim como o desenvolvimento do espírito crítico, da observação e participação.
Discutir os fundamentos epistemológicos da pesquisa, analisando as diferentes concepções e estratégias metodológicas;
Discutir o processo da pesquisa educacional.
Discutir tipos de delineamento de pesquisas de modo a subsidiar a elaboração de projetos de pesquisa: pesquisas qualitativas e quantitativas.
Articular o conteúdo da disciplina com o ciclo de formação “Práxis transformadora” e com o eixo da práxis.
Ementa
Pesquisa educacional: teorias e concepções. Desafios da realidade atual no campo da pesquisa educacional. Pré-requisitos lógicos do trabalho científico (método científico de pesquisa). Concepção e elaboração de trabalhos científicos. Metodologia da pesquisa científica: características e procedimentos de pesquisa em educação. O planejamento da pesquisa. O projeto de pesquisa. O problema da pesquisa e sua formulação. Coleta de dados. Análise e interpretação de dados. Elaboração de projeto de pesquisa.
PROGRAMA
Unidade I: A pesquisa educacional.
1.1 As principais correntes filosóficas que orientam as pesquisas: Positivismo; Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético.
1.2 Desafios da realidade educacional.
Unidade III: A construção do saber científico
2.1 Filosofia da ciência: abordagem histórico-filosófica do desenvolvimento da ciência.
2.2 O conhecimento do senso-comum, filosófico, teológico e científico
2.3 Raciocínio dedutivo, indutivo e dialético.
2.4 A ciência e a ideologia.
Unidade III: Método científico de pesquisa: o processo de pesquisa
3,1 O planejamento da pesquisa.
3.2 As etapas da pesquisa
3.3 O projeto de pesquisa.
3.4 O problema da pesquisa e sua formulação.
3.5 Coleta de dados.
3.6 Análise e interpretação de dados.
3.7 Elaboração do projeto de pesquisa.
Unidade IV: Tipos de pesquisa em educação: características e procedimentos metodológicos
4.1 Modalidades e metodologias de pesquisa científica
4.2 Pesquisas qualitativas e quantitativas.
4.3 Pesquisa etnográfica
4.4 Pesquisa-ação
4.5 Pesquisa participante
4.6 História Oral
4.7 Estudo de caso
4.8 A entrevista
4.9 A observação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000.
FAZENDA, I. C. A. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2004.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1980.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. .
SANTOS FILHO, J. C.; SANCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0783689 |