|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: História da Educação I |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
|
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Compreender os princípios norteadores da educação moderna
Identificar ao longo da história as características do ensino nas sociedades tribais, antigas até o modelo educativo do mundo moderno.
Discutir conceitos histórico-educativos baseados em obras de referência para os estudos desse campo da ciência.
Possibilitar ao discente a percepção das diferenças de cada contexto educativo e suas especificidades espaços-temporais.
Ementa
Estudar a História da Educação implica abordar conceitos essenciais para a cultura geral de todo educador. Assim, propomos reflexão em torno dos processos históricos da educação geral, abordando desde os primórdios da educação (comunidades tribais e culturas antigas como Mesopotâmia, Egito e China) passando pelos processos educacionais clássico e medieval até a educação renascentista que marcaram profundamente os sistemas escolares no mundo contemporâneo.
PROGRAMA
Unidade I: A importância da História da Educação para a cultura geral do educador
Unidade II: A educação em sociedades tribais e em culturas antigas (Mesopotâmia, Egito, China,etc.)
Unidade III: Origem e desenvolvimento da educação escolar no mundo clássico (Grécia e Roma)
Unidade IV: Pedagogia medieval: a escolástica e as universidades
Unidade V: Reforma Protestante e Contrarreforma Católica: os reflexos na educação das massas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 1996.
CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 2001.
PONCE, A. Educação e luta de classes. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARIES, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning, 2003.
MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1996.
SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (Org.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas,SP: Autores Associados -HISTEDBR, 1999.
SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0727041 e o código CRC 59181ED7. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0727041 |