UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

História da Educação I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60 

 

OBJETIVOS

Ementa

Estudar a História da Educação implica abordar conceitos essenciais para a cultura geral de todo educador. Assim, propomos reflexão em torno dos processos históricos da educação geral, abordando desde os primórdios da educação (comunidades tribais e culturas antigas como Mesopotâmia, Egito e China) passando pelos processos educacionais clássico e medieval até a educação renascentista que marcaram profundamente os sistemas escolares no mundo contemporâneo.

 

PROGRAMA

Unidade I:  A importância da História da Educação para a cultura geral do educador

Unidade II: A educação em sociedades tribais e em culturas antigas (Mesopotâmia, Egito, China,etc.)

Unidade III: Origem e desenvolvimento da educação escolar no mundo clássico (Grécia e Roma)

Unidade IV: Pedagogia medieval: a escolástica e as universidades

Unidade V: Reforma Protestante e Contrarreforma Católica: os reflexos na educação das massas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 1996. 

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 2001.

PONCE, A. Educação e luta de classes. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARIES, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1996.

SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (Org.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas,SP: Autores Associados -HISTEDBR, 1999.

SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira 

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0727041 e o código CRC 59181ED7.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0727041