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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: SEILIC |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 15 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 45 |
OBJETIVOS
Oportunizar um espaço de socialização das produções desenvolvidas nos Projetos Interdisciplinares — PROINTER I, II, III e IV, levando em consideração as diversas interações realizadas no âmbito dos cursos de licenciatura e da comunidade escolar; Desenvolver e mostrar para a comunidade universitária a identidade da Licenciatura em Química oferecida na UFU (Campus Pontal), visando problematizar e refletir sobre a formação inicial e continuada do professor de Física envolvendo a integração constante de conhecimentos científicos, sociais e culturais; Vivenciar processos de planejamento, organização e realização coletiva de eventos científicos.
Ementa
Concepção, organização e realização do Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC, em colaboração com as atividades de prática como componente curricular do Curso de Graduação em Química: Licenciatura, buscando articular atividades de ensino, pesquisa e extensão com os cursos de Biologia, Matemática e Física, culminando na apresentação de experiências e vivências realizadas nos Projetos Interdisciplinares — PROINTER. Problematização da relação Universidade e Sociedade, bem como sobre a formação inicial e continuada do professor de Física nestes contextos. Compartilhamento dos debates e ações referentes à educação ambiental,aos direitos humanos e à diversidade étnico—racial, religiosa, de gênero, de faixas etárias e em relação às pessoas em medidas socioeducativas. Planejamento e organização de eventos científicos.
PROGRAMA
- Planejamento e Organização de equipes e espaços para a realização do SEILIC.
- Conceito de Seminário e forma de socialização de processos e resultados, com vistas ao compartilhamento de saberes e experiências de cunho científico, social e cultural.
- Elaboração, apresentação e publicação referente às ações e vivencias desenvolvidas nos PROINTER I, II, III e IV.
- Compartilhamento das ações referentes à educação ambiental, aos direitos humanos e à diversidade étnico-racial, religiosa, de gênero, de faixas etárias e em relação às pessoas em medidas socioeducativas, com envolvimento da comunidade escolar.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GUlMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus,
2004.
TARDlFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ANDRÉ, Marli. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas: Papirus, 2008.
GIACAGLIA, Maria. Cecilia. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALLEN, Johnny; O´TOOLE, William; MCDONALD, Ian. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Terceiro e quarto
ciclos do ensino fundamental: temas transversais. — Brasilia:MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria Nacional Dos Direitos Humanos: Unesco. Direitos Humanos no Cotidiano: manual.
Brasília, DF: UNESCO/EDUSP, 2001.
KLElMAN, Angela; MORAES, Sílvia. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da
escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
MANTOAN, Maria Teresa Égler; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão Escolar: pontos e contrapontos.
São Paulo: Summus, 2006.
MILANESI, Irton. A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores: avaliação de uma proposta curricular de estágio. Cáceres, MT: Unemat, 2008.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0756981 |