UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

SEILIC

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

15

CH TOTAL PRÁTICA:

30

CH TOTAL:

45

 

OBJETIVOS

Oportunizar um espaço de socialização das produções desenvolvidas nos Projetos Interdisciplinares — PROINTER I, II, III e IV, levando em consideração as diversas interações realizadas no âmbito dos cursos de licenciatura e da comunidade escolar; Desenvolver e mostrar para a comunidade universitária a identidade da Licenciatura em Química oferecida na UFU (Campus Pontal), visando problematizar e refletir sobre a formação inicial e continuada do professor de Física envolvendo a integração constante de conhecimentos científicos, sociais e culturais; Vivenciar processos de planejamento, organização e realização coletiva de eventos científicos.

 

Ementa

Concepção, organização e realização do Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC, em colaboração com as atividades de prática como componente curricular do Curso de Graduação em Química: Licenciatura, buscando articular atividades de ensino, pesquisa e extensão com os cursos de Biologia, Matemática e Física, culminando na apresentação de experiências e vivências realizadas nos Projetos Interdisciplinares — PROINTER. Problematização da relação Universidade e Sociedade, bem como sobre a formação inicial e continuada do professor de Física nestes contextos. Compartilhamento dos debates e ações referentes à educação ambiental,aos direitos humanos e à diversidade étnico—racial, religiosa, de gênero, de faixas etárias e em relação às pessoas em medidas socioeducativas. Planejamento e organização de eventos científicos.

 

PROGRAMA

- Planejamento e Organização de equipes e espaços para a realização do SEILIC.

- Conceito de Seminário e forma de socialização de processos e resultados, com vistas ao compartilhamento de saberes e experiências de cunho científico, social e cultural.

- Elaboração, apresentação e publicação referente às ações e vivencias desenvolvidas nos PROINTER I, II, III e IV.

- Compartilhamento das ações referentes à educação ambiental, aos direitos humanos e à diversidade étnico-racial, religiosa, de gênero, de faixas etárias e em relação às pessoas em medidas socioeducativas, com envolvimento da comunidade escolar.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GUlMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus,
2004.

TARDlFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ANDRÉ, Marli. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas: Papirus, 2008.

GIACAGLIA, Maria. Cecilia. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALLEN, Johnny; O´TOOLE, William; MCDONALD, Ian. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Campus, 2008. 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Terceiro e quarto
ciclos do ensino fundamental: temas transversais. — Brasilia:MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria Nacional Dos Direitos Humanos: Unesco. Direitos Humanos no Cotidiano: manual.
Brasília, DF: UNESCO/EDUSP, 2001.

KLElMAN, Angela; MORAES, Sílvia. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da
escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

MANTOAN, Maria Teresa Égler; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão Escolar: pontos e contrapontos.
São Paulo: Summus, 2006.

MILANESI, Irton. A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores: avaliação de uma proposta curricular de estágio. Cáceres, MT: Unemat, 2008. 

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0756981