UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

História da Infância no Brasil

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

45

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

O objetivo da disciplina é retomar alguns conceitos estudados nos semestres iniciais do curso de Pedagogia referentes a questão da infância na história brasileira, ao mesmo tempo reforçar o eixo formador do curso baseado na Educação Infantil. Conhecer a diversidade da população do Brasil implica no reconhecimento da legitimidade das diferenças dos distintos grupos sociais formadores da sociedade, assim, entendemos que é fundamental que a (o) estudante ao concluir a graduação deverá ser capaz de compreender alguns dos princípios norteadores da educação infantil moderna, estudando aspectos da história da escolarização de crianças indígenas, negras e imigrantes ao longo do tempo. Também deverá elaborar reflexões em torno da construção do conceito de infância, baseando-se em obras da historiografia educacional brasileira, referências para os estudos desse campo da ciência. Finalmente, partindo do geral para o específico, propõe-se a reflexão sobre os processos educativos da infância no Triângulo Mineiro, conhecendo a trajetória de instituições de Educação Infantil e suas práticas em algumas das principais cidades da região.

 

Ementa

Processos históricos de conformação da escolarização da infância no Brasil: referenciais analíticos. A educação de crianças indígenas em diferentes regiões brasileiras: ritos, adaptação e resistência. Educação de crianças negras em colégios jesuítas entre o período colonial e o imperial; as irmandades negras e a educação de sua infância na primeira metade do século XX. Escolas étnicas para a educação primária: italianos, alemães e japoneses. A infância e a educação no Triângulo Mineiro. 

 

PROGRAMA

Unidade I: Concepções de infância na história da educação brasileira

Unidade II: Educação da infância indígena: práticas, adaptação e resistências

Unidade III: A educação de crianças negras e os jesuítas

Unidade IV: Escolarização da infância imigrante: escolas étnicas para crianças

Unidade V: Instituições para a Infância no Triângulo Mineiro

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GATTI JR, D.; INÁCIO FILHO, G. (orgs.). História da Educação em Perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2005.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 Anos de Educação no Brasil . São Paulo: Autentica, 2007.

STEPHANOU, M; BASTOS, M.H.C. Histórias e Memórias da Educação no Brasil. 3 volumes, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FREITAS, Marcos C. (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006.

CARVALHO, C.H.; MOURA, E.B.B.; SOUZA, J.C. (orgs.) A infância na modernidade: entre a educação e o trabalho. Uberlândia : EDUFU, 2007. 

KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 7. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2015. 

PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.

RAMOS, Fábio Pestana & MORAIS, Marcus Vinicius de. Eles formaram o Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754766