UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Projeto Interdisciplinar III

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

45

OBJETIVOS

Ementa

Unidades temáticas relacionadas à números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, possibilidade e estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Eixos matemáticos: espaço e forma; grandezas e medidas, números e operações e tratamento das informações. Análise de livros didáticos, materiais didáticos e documentos oficiais. A brinquedoteca como espaço de ensino e aprendizagem da Matemática. O papel da pesquisa na formação de professores.

 

PROGRAMA

Unidade I – O professor pesquisador e espaços de formação

1.1 O papel da pesquisa na formação dos professores

1.2 Investigações matemáticas: fontes e procedimentos

1.3 A brinquedoteca como espaço de ensino e aprendizagem da Matemática

Unidade II - Pensamento numérico

2.1 Ampliar e construir novos significados para os números – naturais, inteiros e racionais – a partir de sua utilização no contexto social e da análise de alguns problemas históricos que motivam sua construção.

Unidade III - Pensamento algébrico

3.1 Reconhecer que representações algébricas permitem expressar generalizações sobre propriedades das operações aritméticas, traduzir situações-problema e favorecer as possíveis soluções.

Unidade VI - Pensamento geométrico

4.1 Resolver situações-problema de localização e deslocamento. Relações entre figuras espaciais e suas representações planas. Situações-problema que envolvam figuras geométricas planas com procedimentos de decomposição, composição, transformação, ampliação e redução.

Unidade V - Competência métrica

5.1 Ampliar e construir noções de medida, pelo estudo de diferentes grandezas, a partir do contexto social.

Unidade VI – Raciocínio

6.1 Raciocínio que envolva proporcionalidade para construir estratégias de soluções de situações que envolvam proporcionalidade.  

6.2 Raciocínio combinatório, estatístico e probalístico

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FIORENTINI, D. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2010.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1977. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. 3 vol. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: BNCC. 2. ed. Brasília, DF, [s.n.], 2016.

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2000.

FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACHADO, N. J. Matemática e realidade: análise dos pressupostos que fundamentam o ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 2005.

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0733178