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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Projeto Interdisciplinar III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 |
CH TOTAL: 45 |
OBJETIVOS
Apropriar dos conhecimentos matemáticos a fim de compreender a ideia de número e seus usos sociais, acumulando conhecimentos didáticos-pedagógicos que possibilitem estratégias metodológicas para atuar com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, trabalhando com as competências e habilidades necessárias para a aprendizagem matemática, buscando a formação de sujeitos fazedores de história;
Experenciar formas de intervenções pedagógicas matemáticas significativas, com estratégias de atendimento diferenciado, para garantir a efetiva aprendizagem dos alunos e enriquecimento do processo pedagógico desde o período pré-operatório;
Propiciar situações pedagógicas que envolvam observações sistemáticas, resoluções de situações-problema, comunicação matemática e estabelecer conexões diversas, por meio de jogos e brincadeiras matemáticas.
Reconhecer a brinquedoteca escolar com espaço de ensino e aprendizagem da Matemática.
Diagnosticar e analisar as práticas educativas com o olhar de pesquisador e desenvolver o processo de iniciação científica, tendo a educação como objeto de estudos.
Articular o conteúdo desta disciplina à temática do Ciclo 1: pessoas como Fazedoras de História.
Ementa
Unidades temáticas relacionadas à números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, possibilidade e estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Eixos matemáticos: espaço e forma; grandezas e medidas, números e operações e tratamento das informações. Análise de livros didáticos, materiais didáticos e documentos oficiais. A brinquedoteca como espaço de ensino e aprendizagem da Matemática. O papel da pesquisa na formação de professores.
PROGRAMA
Unidade I – O professor pesquisador e espaços de formação
1.1 O papel da pesquisa na formação dos professores
1.2 Investigações matemáticas: fontes e procedimentos
1.3 A brinquedoteca como espaço de ensino e aprendizagem da Matemática
Unidade II - Pensamento numérico
2.1 Ampliar e construir novos significados para os números – naturais, inteiros e racionais – a partir de sua utilização no contexto social e da análise de alguns problemas históricos que motivam sua construção.
Unidade III - Pensamento algébrico
3.1 Reconhecer que representações algébricas permitem expressar generalizações sobre propriedades das operações aritméticas, traduzir situações-problema e favorecer as possíveis soluções.
Unidade VI - Pensamento geométrico
4.1 Resolver situações-problema de localização e deslocamento. Relações entre figuras espaciais e suas representações planas. Situações-problema que envolvam figuras geométricas planas com procedimentos de decomposição, composição, transformação, ampliação e redução.
Unidade V - Competência métrica
5.1 Ampliar e construir noções de medida, pelo estudo de diferentes grandezas, a partir do contexto social.
Unidade VI – Raciocínio
6.1 Raciocínio que envolva proporcionalidade para construir estratégias de soluções de situações que envolvam proporcionalidade.
6.2 Raciocínio combinatório, estatístico e probalístico
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FIORENTINI, D. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2010.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. 3 vol. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: BNCC. 2. ed. Brasília, DF, [s.n.], 2016.
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2000.
FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MACHADO, N. J. Matemática e realidade: análise dos pressupostos que fundamentam o ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 2005.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0733178 |