UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Princípios de Análise Instrumental

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Apresentar noções básicas sobre as técnicas instrumentais de análise com relação aos componentes básicos dos equipamentos, os princípios básicos de funcionamento e as aplicações de cada técnica analítica instrumental.

 

Ementa

Introdução às técnicas instrumentais de análise; Métodos espectroscópicos; Métodos eletroanalíticos; Métodos de separação.

 

PROGRAMA

1.Introdução às técnicas instrumentais de análise, classificação dos métodos instrumentais de análise: métodos espectroscópicos, métodos eletroanalíticos e métodos de separação. Características de funcionamento dos instrumentos/parâmetros de qualidade. Calibração dos métodos instrumentais.

2.Métodos espectroscópicos.Introdução e classificação dos métodos óticos. Energia radiante e suas características. Interações entre a energia radiante e a matéria: processos de absorção e emissão. Espectros de absorção e emissão. Aspectos quantitativos do processo de absorção: transmitância, absorbância, Lei de Beer e suas limitações. Princípios da espectrofotometria de absorção atômica. Introdução à espectroscopia molecular. Princípios da espectrofotometria de absorção molecular na região do UV/visível.

3. Métodos eletroanalíticos. Introdução e classificação dos métodos eletroanalíticos. Células galvânicas e eletrolíticas. Introdução à potenciometria. Eletrodos íon-seletivos, eletrodo de vidro para medidas de pH. Potenciometria direta e titulações potenciométricas. Introdução à coulometria. Titulações coulométricas.

4. Métodos de separação. Fundamentos e classificação dos métodos cromatográficos, Teoria básica dos métodos cromatográficos, Fundamentos e aplicações da cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE) e cromatografia gasosa (CG). Instrumentação básica dos cromatógrafos, características das fases estacionárias e fases móveis, modalidades da CLAE e CG. Aplicações das técnicas cromatográficas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[1] SKOOG, D. A.; HOLLER, F. J.; NIEMAN, T. A. Princípios de análise instrumental. 6. ed. São Paulo:  Bookman, 2002.

[2] HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

[3] VOGEL, A. I. Análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

[1] COLLINS, C. H.; BRAGA, G. L.; BONATO, P. S. Fundamentos de cromatografia. Campinas: Ed. da Unicamp, 2006.

[2] SKOOG, D. A.; WEST, D. M. Fundamentos de química analítica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2006.

[3] GONÇALVES, M. L. S. S. Métodos instrumentais para análise de soluções: análise quantitativa. 4. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

[4] HARRIS, D. C. Explorando a química analítica. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

[5] HAGE, D. S.; CARR, J. D. Química analítica e análise quantitativa. São Paulo: Pearson Education, 2012.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0756913 e o código CRC B5A306A2.




Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0756913