UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PROINTER IV

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

30

CH TOTAL:

60

OBJETIVOS

Objetivo geral

Possibilitar a imersão ao futuro professor de Química aprendizagem em processos investigativos e a discussão/elaboração de propostas teórico-metodológicas, tendo em vista a formação do professor pesquisador com/nos contextos educacionais e seus condicionantes.

 

Objetivos Específicos

- Problematizar e refletir práticas educativas, de modo a identificar situações-problema (pedagógicas e investigativas)relacionadas ao contexto escolar.

- Planejar e vivenciar propostas pedagógicas e de pesquisas em diferentes espaços educativos com diálogos e ações interdisciplinares/contextualizadas no âmbito das Ciências da Natureza e da Matemática.

- Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação.

- Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos da perspectiva da interdisciplinaridade e contextualização.

- Articular, de modo transversal, propostas pedagógicas e investigativas aos direitos humanos, à educação ambiental, às relações étnico-racial, de gênero, sexualidade, religiosa, de faixa geracional, à educação especial e aos direitos educacionais de adolescentes e jovens.

 

Ementa

  1. Principais bases da pesquisa em Educação

  2. Levantamento bibliográfico das principais linhas de pesquisa sobre o ensino de química;

  3. Proposição de um projeto de pesquisa na área de ensino de química;

  4. Socialização dos projetos e avaliação.

 

PROGRAMA

1. PESQUISA EM EDUCAÇÃO

1.1. Fundamentos da investigação qualitativa/quantitativa em educação – abordar os fundamentos das pesquisas (qualitativa e quantativa) em educação

1.2. Registros, dados, análises e redação – compreender aspectos metodológicos sobre coleta e análise de dados na pesquisa em Educação, bem como o processo de redação científica.

2. INVESTIGAR O ENSINO DE QUÍMICA

2.1. Levantamento bibliográfico das principais linhas de pesquisa sobre o ensino de química.

2.2. Proposição de um projeto de pesquisa na área de ensino de química: delimitação do problema, planejamento, levantamento da metodologia utilizada e dos materiais necessários.

2.3. Socialização dos projetos e avaliação: descrição do trabalho e avaliação do alcance e das possíveis contribuições para a melhoria da prática docente.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRÉ , M., (ORG.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.

AMADO, A. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J.P.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AUTH, Milton; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C; MALDANER, O.A. BASSO, L. MACHADO, A. Currículo por área de conhecimento no ensino médio:possibilidades criadas com situações de estudo nas ciências da natureza. Anais do VI ENPEC, Florianópolis,2007.

GALIAZZI, Maria; AUTH, Milton; MORAES, Roque e MANCUSO, Ronaldo. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí/RS, Edi: Unijuí, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Disciplina e Integração Curricular: História e Políticas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

MALDANER, O. A. e ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In Moraes, R. e Mancuso (Orgs.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2004. 304 p.

MORIN, Edgar. A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2002.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0756085