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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: PROINTER IV |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo geral
Possibilitar a imersão ao futuro professor de Química aprendizagem em processos investigativos e a discussão/elaboração de propostas teórico-metodológicas, tendo em vista a formação do professor pesquisador com/nos contextos educacionais e seus condicionantes.
Objetivos Específicos
- Problematizar e refletir práticas educativas, de modo a identificar situações-problema (pedagógicas e investigativas)relacionadas ao contexto escolar.
- Planejar e vivenciar propostas pedagógicas e de pesquisas em diferentes espaços educativos com diálogos e ações interdisciplinares/contextualizadas no âmbito das Ciências da Natureza e da Matemática.
- Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação.
- Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos da perspectiva da interdisciplinaridade e contextualização.
- Articular, de modo transversal, propostas pedagógicas e investigativas aos direitos humanos, à educação ambiental, às relações étnico-racial, de gênero, sexualidade, religiosa, de faixa geracional, à educação especial e aos direitos educacionais de adolescentes e jovens.
Ementa
Principais bases da pesquisa em Educação
Levantamento bibliográfico das principais linhas de pesquisa sobre o ensino de química;
Proposição de um projeto de pesquisa na área de ensino de química;
Socialização dos projetos e avaliação.
PROGRAMA
1. PESQUISA EM EDUCAÇÃO
1.1. Fundamentos da investigação qualitativa/quantitativa em educação – abordar os fundamentos das pesquisas (qualitativa e quantativa) em educação
1.2. Registros, dados, análises e redação – compreender aspectos metodológicos sobre coleta e análise de dados na pesquisa em Educação, bem como o processo de redação científica.
2. INVESTIGAR O ENSINO DE QUÍMICA
2.1. Levantamento bibliográfico das principais linhas de pesquisa sobre o ensino de química.
2.2. Proposição de um projeto de pesquisa na área de ensino de química: delimitação do problema, planejamento, levantamento da metodologia utilizada e dos materiais necessários.
2.3. Socialização dos projetos e avaliação: descrição do trabalho e avaliação do alcance e das possíveis contribuições para a melhoria da prática docente.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ , M., (ORG.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.
AMADO, A. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J.P.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AUTH, Milton; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C; MALDANER, O.A. BASSO, L. MACHADO, A. Currículo por área de conhecimento no ensino médio:possibilidades criadas com situações de estudo nas ciências da natureza. Anais do VI ENPEC, Florianópolis,2007.
GALIAZZI, Maria; AUTH, Milton; MORAES, Roque e MANCUSO, Ronaldo. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí/RS, Edi: Unijuí, 2007.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Disciplina e Integração Curricular: História e Políticas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.
MALDANER, O. A. e ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In Moraes, R. e Mancuso (Orgs.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2004. 304 p.
MORIN, Edgar. A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2002.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0756085 |