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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia da Educação II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Contribuir para a prática da leitura sociológica da relação escola, sociedade e sua contribuição para a construção da cidadania de um povo.
Discutir sobre a função social da escola e as imbricações dos fatos sociais que extrapolam os muros do espaço educacional.
Considerar e interpretar a influência dos meios de comunicação na educação formal – a escola não é mais a instituição primordial de formação do cidadão.
Comparar a educação brasileira e a internacional.
Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: Sujeitos como fazedores de história e ao Prointer III – Matemática.
Ementa
Propiciar aos estudantes uma reflexão das preocupações e produções no âmbito da Sociologia da Educação, com ênfase na educação escolar, em diálogo com os processos sociais, políticos e econômicos internacionais na sociedade contemporânea. Contribuir para o conhecimento sociológico das diferentes visões que se manifestam e se confrontam nas políticas públicas de educação na atualidade. Dando preferência aos pensadores: Pierre Bourdieu, Max Adorno e Michel Foucault. Círculo de Cultura – Sujeitos como fazedores de história.
PROGRAMA
Unidade I: Prática da leitura sociológica na formação educacional a partir das perspectivas dos sociólogos modernos – Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Zygmunt Bauman.
Unidade II: Meios de comunicação e a instituição escolar – relação de forças;
Unidade III: Educação brasileira e internacional – repetição de fragilidade e incoerências;
Unidade IV: O profissional de Educação e os dispositivos de controle do Estado – as impossibilidades de uma democracia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOURDIEU, P. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2011.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 2008.
ADORNO, T. W. Introdução a sociologia (1968). São Paulo: Ed. da Unesp, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. 3 vol. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: BNCC. 2. ed. Brasília, DF, [s.n.], 2016.
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2000.
FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MACHADO, N. J. Matemática e realidade: análise dos pressupostos que fundamentam o ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 2005
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0733286 |