UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Sociologia da Educação II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

OBJETIVOS

Ementa

Propiciar aos estudantes uma reflexão das preocupações e produções no âmbito da Sociologia da Educação, com ênfase na educação escolar, em diálogo com os processos sociais, políticos e econômicos internacionais na sociedade contemporânea. Contribuir para o conhecimento sociológico das diferentes visões que se manifestam e se confrontam nas políticas públicas de educação na atualidade. Dando preferência aos pensadores: Pierre Bourdieu, Max Adorno e Michel Foucault. Círculo de Cultura – Sujeitos como fazedores de história.

PROGRAMA

Unidade I: Prática da leitura sociológica na formação educacional a partir das perspectivas dos sociólogos modernos – Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Zygmunt Bauman.

Unidade II: Meios de comunicação e a instituição escolar – relação de forças;

Unidade III: Educação brasileira e internacional – repetição de fragilidade e incoerências;

Unidade IV: O profissional de Educação e os dispositivos de controle do Estado – as impossibilidades de uma democracia

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOURDIEU, P. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2011.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 2008.

ADORNO, T. W. Introdução a sociologia (1968). São Paulo: Ed. da Unesp, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. 3 vol. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: BNCC. 2. ed. Brasília, DF, [s.n.], 2016.

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2000.

FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACHADO, N. J. Matemática e realidade: análise dos pressupostos que fundamentam o ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 2005

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0733286