|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: Química Orgânica I |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Geral: Contribuir para a formação intelectual do estudante, para o desenvolvimento de seu pensamento científico e de sua habilidade para resolver problemas.
Específico: O aluno deverá ser capaz de resolver problemas que envolvam métodos de preparação, propriedades físicas e químicas das substâncias estudadas, bem como nomenclatura e classes de compostos, e os conceitos teóricos fundamentais envolvidos.
Ementa
Introdução histórica da Química Orgânica. Introdução sobre Estrutura Eletrônica e Ligação Química. Alcanos e Ciclo-alcanos. Alcenos e Alcinos.Haletos de Alquila e Organometálicos. Álcoois e Éteres. Estereoquímica dos compostos orgânicos.Química de Compostos Orgânicos de Enxofre e Fósforo.
PROGRAMA
1. Introdução histórica da Química Orgânica.
2. Introdução sobre Estrutura Eletrônica e Ligação Química: Estruturas de Lewis. Estruturas de Ressonância. Orbitais Atômicos. Estrutura Eletrônica dos Átomos. Ligação Química. Orbitais Híbridos e suas ligações. Sumário de grupos funcionais: noções sobre nomenclatura, Acidez/basicidade em compostos orgânicos. Conceito de isomeria. Interações intermoleculares e seus efeitos.
3. Alcanos e Ciclo-alcanos: Propriedades físicas. n-alcanos: barreiras à rotação ao longo das ligações C-C. alcanos ramificados. cicloalcanos. calores de formação. cicloalcanos: tensão anelar. Ocorrência de alcanos. Reações de Alcanos e Cicloalcanos. Reações radicalares. Análise conformacional.
4. Alcenos e Alcinos: Estrutura. Nomenclatura e propriedades físicas. Estabilidade relativa dos alcenos: calores de hidrogenação. Estereoquímica dos alcenos: estereoisomeria geométrica, os conceitos de E e Z. Estrutura eletrônica e orbitalar da ligação tríplice. Nomenclatura e propriedades físicas dos alcinos. Acidez de alcinos. Reações de Alcenos e Alcinos.
5. Haletos de Alquila e Organometálicos: Estrutura, nomenclatura e propriedades físicas de haletos de alquila. Usos de hidrocarbonetos halogenados. Nomenclatura e estrutura das substâncias organometálicas. Propriedades físicas e preparação de organometálicos. Reações de Compostos Orgânicos Halogenados; Substituição Nucleofílica, Sn2 e Sn1. Reação de Eliminação Beta: Mecanismo E2. O mecanismo E1. Sumário de Reatividade em Substituições Nucleofílicas e Eliminações. Eliminação Alfa.
6. Álcoois e Éteres: Estrutura, nomenclatura e propriedades químicas e físicas dos álcoois. Reações de álcoois; Alcóxidos e Fenóxidos: Formação de Éteres. Conversão de Álcoois a Éteres. Oxidação. Reações de Éteres. Reações de Epóxidos. Nomenclatura e propriedades físicas de éteres. Reações de éteres. Éteres cíclicos.
7. Estereoquímica dos compostos orgânicos: Propriedades físicas de enantiômeros: atividade óptica. Estereoisômeros. Quiralidade e enantiômeros. Nomenclatura de enantiômeros: A convenção R e S. Projeção de Fischer. Determinação R/S em Projeção de Fischer. Racematos. Substâncias contendo mais do que um estereocentro: Diastereoisômeros. Estereoquímica em sistemas cíclicos. Conformação. Reações químicas e estereoisomerismo: Síntese enantiosseletiva de moléculas quirais. Resolução de Enantiômeros.
8. Química de Compostos Orgânicos de Enxofre e Fósforo: Estrutura dos compostos de enxofre: propriedades físicas, químicas e nomenclatura. Tióis: reações e obtenção. Sulfetos e dissulfetos: reações de obtenção. Sulfóxidos e sulfonas: reações de obtenção. Sais de sulfônio. Ácidos de enxofre e seus derivados: reações destes compostos Estrutura dos compostos de fósforo: propriedades físicas, químicas e nomenclatura. Reação de Wittig e variações.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
[1] BRUICE, P. Y. Química orgânica. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. v. 2.
[2] McMURRY, J. Química orgânica. 6. ed. Rio de Janeiro: Pioneira, 2005. 2 v.
[3] SOLOMONS, T. W. G. Química orgânica. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.2 v.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
[1] MORRISON, R. T.; BOYD, R. N. Química orgânica. 14. ed. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian,2005.
[2] VOLLHARDT, K. P. C.; SCHORE. N. E. Química orgânica: estrutura e função. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
[3] ALLINGER, N. L. Química orgânica. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1976.
[4] CAMPOS, L. S.; MOURATO, M. Nomenclatura dos compostos orgânicos. 2. ed. Lisboa: Escolar, c2002.
[5] CONSTANTINO, M. G. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 3 v.
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0757272 e o código CRC 6EBDCB21. |
Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0757272 |