UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Organização do Trabalho Pedagógico

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Objetivos Específicos

Ementa

A articulação do trabalho pedagógico da/o pedagoga/ no cotidiano escolar. A Coordenação Pedagógica no contexto histórico-político social da educação brasileira. A Gestão Compartilhada. Áreas de atuação do/a Coordenador/a Pedagógico/a. Atuação da/o pedagoga/o na educação escolar e não-escolar: gestão escolar, currículo e projetos de trabalho.

 

PROGRAMA

Unidade I:  O papel e a atuação da/o pedagoga/o 

1.1 Ressignificação do trabalho da/o pedagoga/o frente à realidade escolar - a construção coletiva de práticas profissionais.

1.2 Concepções e visão social-profissional da/o pedagoga/o.

Unidade II: Organização e gestão da escola: construção coletiva do trabalho pedagógico

2.1 Organização e gestão escolar numa perspectiva democrática: mecanismos de participação coletiva e popular (Grêmio, Conselho escolar...).

2.2 Desenvolvimento de projetos e de ações coletivas no interior da instituição.

2.3 Organização funcional da escola (calendário escolar, quadro de horários, enturmação, rotina...).

Unidade III: A/o pedagoga/o e seu projeto de trabalho

3.1 O projeto de trabalho da/o pedagoga/o: gestão, assessoramento, apoio e avaliação do processo educacional - importância e necessidade do planejamento das ações.

3.2 O projeto político pedagógico e a avaliação institucional: construção, orientação e acompanhamento.

3.3 Instrumentos de organização e sistematização do trabalho da/o pedagogo/a – plano de trabalho.

3.4 Análise e avaliação curricular e do ensino como função da/o pedagoga/o.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARROYO, M. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez. 2001. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas: São Paulo: Papirus, 1996.

FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, G. S. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VASCONCELOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad. 2002. 

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754010