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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Educação Ambiental |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Propiciar ao acadêmico a integração de conhecimentos aptidões, valores, atitudes e ações para que possam atuar com responsabilidade em seu espaço de vivência.
Objetivos específicos
Apresentar os antecedentes históricos da Educação Ambiental.
Abordar a questão ambiental e seus desdobramentos educativos, contribuindo para capacitar aos acadêmicos para os desafios que hoje se apresentam na constituição das práticas de Educação Ambiental.
Utilizar metodologia de projetos de Educação Ambiental formal e não formal;
Analisar e criticar as práticas educativas, na dimensão ambiental, adotadas em escolas, empresas, associações de bairro e unidades de conservação.
Promover processos de educação ambiental voltados para valores humanísticos, conhecimentos, habilidade, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de sociedades sustentáveis.
Evidenciar a Educação a Ambiental como um ato político, na perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.
Ementa
Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. As relações entre a sociedade e a natureza. Educação Ambiental e ação transformadora. Educação no processo de gestão ambiental. Operacionalização das atividades em Educação Ambiental. Organização e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental.
PROGRAMA
Unidade I: A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
1.1 Uma história social das relações com a natureza.
1.2 A relação sociedade-natureza.
1.3 A Educação Ambiental e os movimentos de transição de Paradigmas.
Unidade II: HISTÓRICO DAS CONFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
2.1 Resgate histórico da educação ambiental no Brasil.
Unidade III: EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA.
3.1 As tendências reveladas.
3.2 Educação, emancipação e sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a Educação Ambiental.
Unidade IV: EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL.
4.2 Reflexões acerca de nosso olhar sobre as relações entre a sociedade e a natureza.
4.3 Cidadania e justiça ambiental na luta pelo direito de existência.
4.4 Operacionalização das atividades em Educação Ambiental.
Unidade V: ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, I. C. De M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
DIAS, G. F. Educação Ambiental, princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992. LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.
LOUREIRO, C. F. B. et al (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2006.
Guerra, A. J. T.; CUNHA, S. B. A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012
TRISTÃO, M. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2004.
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0754978 |