UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação Ambiental

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Objetivos específicos

Ementa

Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. As relações entre a sociedade e a natureza. Educação Ambiental e ação transformadora. Educação no processo de gestão ambiental. Operacionalização das atividades em Educação Ambiental. Organização e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental.

 

PROGRAMA

Unidade I:  A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

1.1 Uma história social das relações com a natureza.

1.2 A relação sociedade-natureza.

1.3 A Educação Ambiental e os movimentos de transição de Paradigmas.

Unidade II: HISTÓRICO DAS CONFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

2.1 Resgate histórico da educação ambiental no Brasil.

Unidade III: EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA.

3.1 As tendências reveladas.

3.2 Educação, emancipação e sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a Educação Ambiental.

Unidade IV: EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL.

4.2 Reflexões acerca de nosso olhar sobre as relações entre a sociedade e a natureza.

4.3 Cidadania e justiça ambiental na luta pelo direito de existência.

4.4 Operacionalização das atividades em Educação Ambiental.

Unidade V: ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, I. C. De M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. 

DIAS, G. F. Educação Ambiental, princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.        LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.  

LOUREIRO, C. F. B. et al (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.  

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 

DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2006. 

Guerra, A. J. T.; CUNHA, S. B. A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012

TRISTÃO, M. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2004. 

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0754978 e o código CRC 418B3268.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0754978