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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: PROINTER III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal |
SIGLA: ICENP |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Conhecer e analisar ações e propostas educativasrelacionadas aos direitos humanos, as relações étnico-raciais, de gênero, sexualidade, religiosa, de faixa geracional, à educação especial e aos direitos educacionais de adolescentes e jovens, à educação ambiental, e, suas articulações com a Educação em Química.
Objetivos específicos:
- Refletir a formação docente em Educação em Ciências/Química a partir das perspectivas dos Estudos Culturais, da etnociências e da filosofia da diferença.
- Analisar o investimento que a escola e o ensino de Química e de Ciências, dentre outras instâncias e artefatos culturais realizam na (des)construção do apreço às diferenças.
- Identificar políticas públicas e práticas educacionais voltadas aos Direitos Humanos e refletir os tensionamentos e articulações com o ensino de Química e de Ciências.
- Analisar as aproximações e distanciamentos das produções curriculares que circulam na Educação em Ciências (Química, Física, Biologia e Matemática) voltados a educação ambiental, aos direitos humanos, as relações étnico-racial, de gênero, sexualidade, religiosa, de faixa geracional, à educação especial no contexto escolar.
Ementa
Educação em Química e Direitos Humanos, um diálogo possível?; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade; Saberes tradicionais e científicos no ensino de ciências/Química; Ensino de Ciências/Química para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); Inclusão; Elaboração de projetos pedagógicos e materiais didáticos para aulas de Química.
PROGRAMA
Educação em Química e Direitos Humanos: O olhar sobre o outro diferente e a pedagogização de conteúdos de Ciências/Química a partir de uma concepção de educação em Direitos Humanos. Formação docente numa perspectiva do professor enquanto agente de transformações sociais.Relações entre o ensino de Ciências/Química e as questões de gênero, religiosidade, sexualidade, educação para as relações étnico-raciais, faixa geracional.
Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade: Debates sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade numa perspectiva de alfabetização científica e tecnológica.
Saberes tradicionais e científicos no ensino de Ciências/Química: valorizar os saberes populares e saberes localmente construídos. Discutir as possibilidades de interlocução entre saberes populares e propostas didáticas de Ensino de Ciências/Química.
Ensino de Ciências/Química para Educação de Jovens e Adultos: Tecer debates acerca da diversidade cultural, para além da diversidade etária nas salas de aula da EJA, entendo os sujeitos sócio historicamente construídos nesta modalidade de educação; Políticas Públicas para EJA; Especificidades do ensino de Química para a EJA
Inclusão: Educação Especial Inclusiva; Políticas educacionais de inclusão; Processos educativos de ensino de Ciências/Química numa perspectiva inclusiva, abrangendo a educação para surdos, cegos, deficiências físicas, etc.
Elaboração de projetos pedagógicos e/ou materiais didáticos para aulas de Química: Desenvolvimento de projetos pedagógicos e/ou materiais didáticos que façam relações entre o ensino de Ciências/Química abarcando questões relacionadas a gênero, gênero, religiosidade, sexualidade, educação para as relações étnico-raciais, faixa geracional, direitos educacionais de jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, inclusão, CTS, Saberes populares, dentre outros.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 2008.
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. Coimbra. Almedina Brasil, 2010, 586p.
CHASSOT, A. A ciência é masculina? É, sim senhora! 6ª ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013, 136p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
OLIVEIRA, R.D.V.L.; QUEIROZ, G.R.P.C. Educação em Ciências e Direitos Humanos: reflexão-ação em/para uma sociedade plural, Rio de Janeiro. Multifoco. 2013 ,105p.
ANDRADE, M (Org.). A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a perspectiva intercultural. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. 191 p.
ARENDT, H. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Trad. Antonio Abranches. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.
CANDAU, V. M. Educação em Direitos Humanos no Brasil: gênese, desenvolvimento e desafios atuais. (in)Direitos Humanos em seus desafios contemporâneos (ORG.) PAIVA, R. A. Rio de Janeiro, Editora PUC-RJ/ Editora Pallas, 2012.
CORTINA, A. Ética mínima: introdução à filosofia prática. Tradução; Marcos Marconilo. São Paulo. Editora Martins Fontes, 2009.
CUNHA, M. C. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saberes científicos. Revista USP, São Paulo, n.75, p. 76-84. 2007.
LIMA, A. C. G.; OLIVEIRA, L. F.; LINS, M. R. F. Diálogos interculturais, currículo e Educação: experiências e pesquisas antirracistas com crianças na Educação básica. Rio de Janeiro, Editora Quartet. 2009. 224p.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. São Paulo, Editora Vozes. 1997. 184p.
DELPAS, C. Johnson, P. W. Cobiça industrial: protegendo a sabedoria dos povos tradicionais. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 7, Edição 79, Fevereiro-2014.
ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. Educação de jovens e adultos. São Paulo: Parábola, 2012. 119 p.,
aprovação
Hugo de Souza Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Rosana M. N. de Assunção |
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 | SEI nº 0755701 |