|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: Construção do Conhecimento em Arte |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA:
|
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Abordar historicamente os conceitos de arte e sociedade no contexto brasileiro;
Discutir sobre os processos de ensino e de aprendizagem das linguagens artísticas no contexto brasileiro refletindo os processos artísticos na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos;
Perceber a arte como área do conhecimento e seu potencial interdisciplinar;
Construir e experimentar processos de elaboração metodológica para o ensino de arte;
Realizar estudo de obras e artistas clássicos e modernos nos processos de ensino e de aprendizagem;
Vivenciar expressão artística discutindo as experiências individuais e coletivos vinculados ao Ciclo de formação “Diálogos Interculturais” e com o Prointer IV: Educação Infantil.
Ementa
Arte e Educação e uma perspectiva estética, histórica, social e educativa. Conceitos, teorias e abordagens estéticas no ensino de arte. A arte e as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro). O conhecimento em arte, a arte-educação, as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) e a sua transversalidade na educação infantil e no ensino fundamental. Propostas curriculares e o ensino de arte. Vivências de processos artísticos e de arte-educação (ateliês). Apreciação estética, contextualização, criação e fruição em arte.
PROGRAMA
Unidade I: A arte, a educação e a transformação social.
1.1 História da Cultura, da Arte e da Educação: breve histórico.
1.2 História da Arte no Ocidente e no Brasil
1.3 Concepções sobre o ensino de arte, a educação e a transformação social.
Unidade II: Arte-educação: as Artes Visuais e a escola
2.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/Artes Visuais: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em artes visuais.
Unidade III: Arte-educação – Dança
3.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/Dança: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em dança.
Unidade IV: Arte-educação – Música
4.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/ Música: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em dança.
Unidade V: Arte-educação – Teatro
5.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/ Teatro: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em teatro.
Unidade VI: Vivências artísticas
6.1 Oficinas, seminários e mostras das linguagens artísticas, vivência e construção de fundamentos para elaboração de currículos de arte para a Educação Infantil, os anos iniciais do ensino Fundamental e a educação de jovens e adultos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARBOSA, A. M. T. B. Arte-educação no Brasil. [5. ed.]. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BARBOSA, A. M. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005 .
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica: [segunda versão]. Porto Alegre: Zouk, 2012.
FERRAZ, M. H. C. T. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FUSARI, M. F. R. Arte na educação escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
TIRAPELI, P. Arte brasileira. São Paulo: Ed. Nacional, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CUNHA, S. R. V. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
MANGE, M. D. Arte brasileira para crianças. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MARTINS, M. C. F. D. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FDT, 1998.
PERISSÉ, G. Estética e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
PROENÇA, G. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2009.
KOHL, M. F. Iniciação à arte para crianças pequenas. São Paulo: Artmed, 2005
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0733355 e o código CRC 307842E2. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0733355 |