UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Construção do Conhecimento em Arte

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60

OBJETIVOS

Ementa

Arte e Educação e uma perspectiva estética, histórica, social e educativa. Conceitos, teorias e abordagens estéticas no ensino de arte. A arte e as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro). O conhecimento em arte, a arte-educação, as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) e a sua transversalidade na educação infantil e no ensino fundamental.  Propostas curriculares e o ensino de arte. Vivências de processos artísticos e de arte-educação (ateliês). Apreciação estética, contextualização, criação e fruição em arte. 

PROGRAMA

Unidade IA arte, a educação e a transformação social. 

1.1 História da Cultura, da Arte e da Educação: breve histórico.

1.2 História da Arte no Ocidente e no Brasil

1.3 Concepções sobre o ensino de arte, a educação e a transformação social.

Unidade IIArte-educação: as Artes Visuais e a escola

 2.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/Artes Visuais: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em artes visuais.

Unidade III: Arte-educação – Dança

3.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/Dança: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em dança.

Unidade IV: Arte-educação – Música

 4.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/ Música: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em dança.

 Unidade V: Arte-educação – Teatro

 5.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/ Teatro: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em teatro.

 Unidade VI: Vivências artísticas

 6.1 Oficinas, seminários e mostras das linguagens artísticas, vivência e construção de fundamentos para elaboração de currículos de arte para a Educação Infantil, os anos iniciais do ensino Fundamental e a educação de jovens e adultos

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBOSA, A. M. T. B. Arte-educação no Brasil. [5. ed.]. São Paulo: Perspectiva, 2002.  

BARBOSA, A. M. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005 .

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica: [segunda versão]. Porto Alegre: Zouk, 2012.   

FERRAZ, M. H. C. T. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FUSARI, M. F. R. Arte na educação escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

TIRAPELI, P. Arte brasileira. São Paulo: Ed. Nacional, 2006.  

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CUNHA, S. R. V. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.  

MANGE, M. D. Arte brasileira para crianças. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.  

MARTINS, M. C. F. D. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FDT, 1998.

PERISSÉ, G. Estética e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PROENÇA, G. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2009.

KOHL, M. F. Iniciação à arte para crianças pequenas. São Paulo: Artmed, 2005

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018 

 


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Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0733355