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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Processo de Alfabetização I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 |
CH TOTAL: 75 |
OBJETIVOS
Discutir o processo de alfabetização de crianças a partir do ponto de vista psicológico e educacional.
Conhecer e avaliar criticamente os princípios, fundamentos e procedimentos que orientam o processo de alfabetização.
Analisar os diferentes aspectos e fatores envolvidos no processo de alfabetização em sala de aula.
Permitir aos alunos refletir sobre o ensino da língua escrita sob diferentes ângulos: o conhecimento epistemológico, as relações entre leitura e escrita, entre ensino e aprendizagem e a intervenção educativa.
Articular o conteúdo com a temática do Ciclo: Diálogos Interculturais.
Desenvolver um trabalho articulado com o Prointer V.
Ementa
História da Alfabetização no Brasil. Estudo e análise dos métodos de alfabetização. Introdução às funções sociais da lectoescrita. O processo de construção e aquisição da leitura e da escrita segundo a Psicogênese da Língua Escrita e a Teoria Histórico Cultural. Acompanhamento do processo de alfabetização de crianças.
PROGRAMA
Unidade I: História da Alfabetização no Brasil.
1.1 Métodos de Alfabetização.
Unidade II: Introdução às funções sociais da lectoescrita.
2.1 A função da leitura e da escrita numa perspectiva freireana.
Unidade III: Alfabetização e as teorias explanatórias do desenvolvimento infantil e da aprendizagem.
3.1 Piaget e Ferreiro. A compreensão do caráter simbólico da escrita.
3.2 Contribuições de Emília Ferreiro e a Psicogênese da Língua Escrita.
3.3 Vygotsky. A compreensão e identificação das possibilidades sociais do uso da escrita.
Unidade IV: O processo de alfabetização de crianças
4.1 Acompanhamento de crianças durante o processo de alfabetização.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
FERREIRO, E. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 12. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1986.
_______. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1989.
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2004.
FRANCHI, E. Pedagogia da alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
aprovação
Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia Portaria R. 626/2018 |
Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R. 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 15:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0783664 e o código CRC C2FAA276. |
Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 | SEI nº 0783664 |