UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Processo de Alfabetização I 

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

15

CH TOTAL:

75

 

OBJETIVOS

 

Ementa

História da Alfabetização no Brasil. Estudo e análise dos métodos de alfabetização. Introdução às funções sociais da lectoescrita. O processo de construção e aquisição da leitura e da escrita segundo a Psicogênese da Língua Escrita e a Teoria Histórico Cultural.  Acompanhamento do processo de alfabetização de crianças.

 

PROGRAMA

Unidade I: História da Alfabetização no Brasil.

1.1 Métodos de Alfabetização.

Unidade II: Introdução às funções sociais da lectoescrita.

2.1 A função da leitura e da escrita numa perspectiva freireana.

Unidade III: Alfabetização e as teorias explanatórias do desenvolvimento infantil e da aprendizagem. 

3.1 Piaget e Ferreiro. A compreensão do caráter simbólico da escrita. 

3.2 Contribuições de Emília Ferreiro e a Psicogênese da Língua Escrita.

3.3 Vygotsky. A compreensão e identificação das possibilidades sociais do uso da escrita.

Unidade IV: O processo de alfabetização de crianças

4.1 Acompanhamento de crianças durante o processo de alfabetização.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989.   

FERREIRO, E. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 12. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1986. 

_______. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1989. 

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2004. 

FRANCHI, E. Pedagogia da alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.                  

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 11/10/2018, às 15:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 11/10/2018, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0783664 e o código CRC C2FAA276.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0783664