UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Literatura Infantil

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

30

 

OBJETIVOS

Ementa

Introdução a literatura e aos estudos literários. História da literatura infantil. A literatura infantil brasileira. A relação entre texto e ilustração. Literatura e performance. Experiência estética e afetividade na infância. Os elementos da forma literária, estilos e gêneros. A literatura na escola e a prática pedagógica. Análise e estudo de obras literárias infantis clássicas e modernas.

 

PROGRAMA

Unidade I: Literaturas infantil: aspectos históricos e conceituais

1.1 Panorama histórico-cultural da literatura Infantil no Brasil

1.2 A literatura como instrumento de prazer cultural para crianças

Unidade II: Literatura infantil: os gêneros literários

2.1 Tendências contemporâneas na literatura infantil e juvenil: fronteiras de gêneros, intertextualidades e novas tecnologias

2.2 Temáticas do cotidiano e questões sociais

2.3 Literatura, PCNs e Temas Transversais

Unidade III: Literatura e performance: oralidade e gestualidade

3.1 Contadores de histórias: adaptação e criação

Unidade IV: Relação texto e ilustração

4.1 Apreensão da imagem-palavra e as funções da ilustração

Unidade V: Proposições metodológicas

5.1 Oficinas, seminários, elaboração de material didático-literário, seleção de textos literários, elaboração e adequação da literatura aos interesses e necessidades das crianças

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2008.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.  

PERISSÉ, G. Literatura e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.  

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CÂNDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880. 14. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2013.

Chalhoub, S. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.  

KAUFMAN, A. M. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia 

Portaria R. 626/2018

Prof. Dr. Hélio Carlos de Miranda

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R. 500/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 03/10/2018, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 04/10/2018, às 21:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0751648 e o código CRC 19B8E8FC.




Referência: Processo nº 23117.036788/2018-18 SEI nº 0751648