UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Estágio Supervisionado no Ensino de Química II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal 

SIGLA:

ICENP

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

75

CH TOTAL:

135

 

OBJETIVOS

Propiciar ao futuro professor de Química a inserção e a vivência de situações reais envolvendo os processos de ensino e aprendizagem em escolas de Ensino Médio, compreendendo a escola como um lugar de formação docente, nas quais ele possa, com base nos conhecimentos desenvolvidos nas diferentes disciplinas do curso Química: Licenciatura, buscar a unidade teoria e prática na realidade escolar, reconhecendo seu papel enquanto educador e agente de transformação social.

Objetivos específicos: Vivenciar as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas específicas e pedagógicas de Química; elaborar, aplicar, socializar e avaliar o planejamento de uma sequência didática para as aulas de Química na educação básica; compreender que cada classe, cada aluno, cada situação de ensino reflete características únicas e singulares; sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades observadas e desenvolvidas e socializar o conhecimento advindo das experiências, favorecendo a formação do profissional reflexivo.

 

Ementa

Durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Química II, o futuro professor de Química buscará compreender e interpretar a prática e a rotina do professor de Química na escola. Irá analisar de forma reflexiva e vivencial a problemática relacionada ao ensino de Química, buscando refletir sobre as possibilidades de superação. Elaboração e execução de uma sequência didática em Química com alunos do Ensino Médio. Participação em seminários sobre as práticas vivenciadas na escola.

 

PROGRAMA

  1. Compreender e interpretar a prática e a rotina do professor de Química na escola: acompanhar e participar de atividades que competem ao professor regente, como as reuniões e conselhos escolares, o lançamento de notas, preenchimento de diários, elaboração e aplicação de provas, dentre outros. Vivenciar a rotina escola e compreendê-la enquanto saber relacionado à cultura e à sociedade. Possibilitar ao estagiário oportunidade de conhecimento e preparo para se posicionar frente aos desafios e circunstâncias que o seu futuro campo de trabalho, buscando atitudes para transformá-las.

  2. Análise reflexiva e vivencial de problemas relacionados ao ensino da Química e das possibilidades de superação e inovação: Elaboração/execução/avaliação de projetos de recuperação de alunos com dificuldades de aprendizagem em Química. Compreender as dificuldades dos estudantes nas aulas de Química, refletindo sobre suas origens e seus condicionantes, buscando alternativas metodológicas para melhorar a compreensão dos conceitos químicos.

  3. Elaboração e apresentação de aula: planejamento de aula de Química a partir do que foi observado na escola, fundamentada nas abordagens discutidas em Metodologia do Ensino de Química e nas demais disciplinas relacionadas ao ensino de Química. Regência de aula enquanto operação intencional, desenvolvendo, criando ou reproduzindo modelos e métodos de forma crítica para as aulas de Química. Possibilitar ao futuro professor de Química compreender-se enquanto profissionais da educação pela pesquisa, questionadores de si e do meio, com autonomia, criatividade e criticidade.

  4. Regência supervisionada na escola: prática reflexiva de planejamento, seleção e produção de materiais didáticos a serem executados em sala de aula de Química, sob a supervisão do professor de Química e orientação do professor responsável pelo estágio. Articular os conceitos trabalhados nas disciplinas específicas e pedagógicas do curso de Licenciatura em Química às ações relativas ao planejamento, análise e avaliação do processo pedagógico nas aulas de Química. Compreensão da complexidade escolar e reflexão a partir da prática experienciada na escola

  5. Seminários sobre as práticas vivenciadas na escola: possibilitar momentos de reflexão sobre as atividades de regência e observação do trabalho docente, identificando e compreendendo os problemas, os desafios e o dinamismo da sala de aula de Química, na perspectiva da pesquisa na/da escola, articulando a prática e a reflexão docente. Compreender a atividade de regência configurada e reelaborada a partir da multiplicidade de demandas dos alunos, do projeto pedagógico, do fazer docente e da própria escola.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 126 p.

BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 182 p. 

PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 296 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. 135 p.

MALDANER, O. A.  A formação inicial e continuada de professores de Química:  professores/pesquisadores. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2013. 419 p

SÁ, L. P. Estudo de casos no ensino de química. 2. ed. rev. Campinas: Átomo, 2010. 93 p.

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 365 p.

ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. da INIJUÍ, 2007. 220 p.

 

aprovação

 

Hugo de Souza Rodrigues

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenador do Curso de Química
Portaria R. 620/2018

Rosana M. N. de Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP.
Portaria R. 501/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 15/10/2018, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rosana Maria Nascimento de Assunção, Diretor(a), em 16/10/2018, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037978/2018-52 SEI nº 0757884